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O voleibol na educação fisica escolar - Propostas metodologicas

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação...
Faculdade
Centro...

Informações do trabalho

Harald C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
avançado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Propostas metodológicas

O objetivo dessa pesquisa é apresentar sugestões para o profissional de Educação Física escolar desenvolver o voleibol em suas aulas na perspectiva predominantemente procedimental dos conteúdos. Procuramos abordar na literatura autores que tratam do ensino do esporte, analisando as suas propostas para aplicação no ambiente formal de ensino. Alicerçados pela revisão bibliográfica, apontamos algumas sugestões para desenvolvimento do voleibol, adotando como referência aspectos como a sistematização e progressão do conteúdo, a inter-relação dos movimentos da modalidade com jogos e brincadeiras da cultura popular, a realização de jogos reduzidos, o ensino com utilização de diversidades de jogos favorecendo um melhor entendimento da modalidade esportiva, estimulando a capacidade de resolução de problemas encontrados no jogo e propiciando tanto uma condição individual como coletiva de organização.

[...] - Realizar os jogos reduzidos (mini-vôlei) essencialmente nas duas primeiras séries do ensino fundamental II, para além de tornar a aprendizagem mais prazerosa, propiciar um melhor desenvolvimento do jogo, com alterações nas regras, tendo um espaço menor e com menos integrantes na equipe, facilitando os deslocamentos e aumentando a possibilidade do número de contatos de cada aluno com a bola. - Utilizar diversificadas formas de jogos, estimulando o aluno ao constante entendimento da dinâmica da modalidade esportiva, possibilitando que ele: entenda a necessidade de cooperação entre os integrantes do grupo para que o jogo apresente uma melhor organização; possa resolver os problemas exigidos pelo jogo, tanto nos aspectos individuais, como coletivos. [...]


[...] O autor salienta que cada fase serve de pré-requisitos para um bom desenvolvimento das fases subseqüentes, e que este trabalho foi direcionado para quatro esportes coletivos; isto não implica que um planejamento escolar não deva ser ampliado para um número maior de modalidades esportivas, apenas neste momento, teve-se o objetivo de apresentar uma metodologia para se trabalhar o conteúdo esporte na Educação Física escolar. Mesquita (1998) traz uma proposta pedagógica para o ensino do voleibol, onde primordialmente faz sinalizações para a utilização do jogo, por interpretar que ele é um instrumento fundamental para a aprendizagem, devido a fatores como o prazer e motivação que proporciona. [...]


[...] Outro fator observado por Mesquita (1998) é que: níveis constituem apenas comportamentos padrões referenciados a determinados momentos do jogo, o que quer dizer que na prática podem surgir situações híbridas (não deve constituir (p.159). Os níveis de jogo apresentam-se como: jogo estático, jogo anárquico, consecução rudimentar dos três toques e consecução elaborada dos três toques. Bayer (1994) apresenta uma proposta que vai contra o ensino separado das variadas modalidades coletivas, direcionando para uma junção destas modalidades, surgindo o ensino dos jogos desportivos coletivos. [...]

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