Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Data de Publicação
27/11/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
25 páginas
Nível
Para todos
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

A importância das atividades físicas para portadores de necessidades especiais

  1. Introdução
  2. Revisão da literatura
    1. Osseointegração
    2. Distração osteogênica alveolar
    3. Implantes osseointegrados colocados em reconstruídos com enxertos ósseos autógenos
  3. Metodologia

A inclusão social de portadores de necessidades educacionais especiais pressupõe que a escola deve se ajustar a todas as crianças que desejam ser matriculadas em sua localidade, ao invés de esperar que uma determinada criança com necessidades educacionais especiais se ajuste à escola, é que se tem por integração. Nesse sentido, este estudo pretendeu apresentar as mais variadas versões de uma pedagogia centrada no aluno especial, mas com alguns elementos em comum, como certo grau de instrução individualizada, uma visão holística do indivíduo em uma compreensão sobre a aprendizagem significativa como um processo social, em que os pontos fortes e a competência de cada criança são trabalhados. Daí a preocupação com a qualidade da aprendizagem do professor, centrando aqui o professor de Educação Física, pois é ele quem irá dar as coordenadas ao aluno dentro da sala de aula, assim, é preciso uma forte explanação sobre o assunto da inclusão e de qual o papel do professor na Educação Inclusiva. Contudo, ao conceber a Educação Física a responsabilidade de formação integral do ser humano, relevam-se suas dimensões sócio-culturais que envolvem aspectos biológicos interagindo com os psicológicos e sociológicos, em um ambiente compartilhado de experiências múltiplas vivenciadas em um ambiente comunitário. A Educação Física e a Educação Inclusiva apresentam concepções paralelas, quando da formação do aluno-cidadão em toda a sua complexidade ao considerar conceitos culturais, sociais, políticos e afetivos.

[...] A Lei das Diretrizes e Bases Nacionais, LDBEN, em seu artigo 58, da LDB, classifica educação especial "como modalidade de educação escolar, oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educando portadores de necessidades especiais". O 1º, do artigo 58, diz: "haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial". Neste artigo podemos observar que é dado devida reverência aos alunos portadores de necessidades especiais, que até então não tinham apoio do Sistema de Ensino, para atendimento escolar, a não ser em instituições especializadas neste atendimento, como as APAEs. [...]


[...] Um plano de educação e escola de qualidade para todos, incluindo logicamente, os Portadores de Necessidades Especiais, deverá envolver atividades de vários setores, tais como: sistemas de telecomunicações, associações, igrejas, família, etc. Aliás, segundo a autora Rosa Maria Torres, romper com a visão setorial da área educativa como pré-requisito para se obter êxito em relação ao projeto de Educação Para Todos, foi uma das condições estabelecidas na Declaração e no Marco de Ação de Jontiem. Através de uma breve referência histórica da evolução da Educação Especial, poderá se entender os princípios da atual legislação e o significado da mesma para os PNE’s. [...]


[...] O capítulo III, sobre a Responsabilidade Social no Exercício Profissional, em seu parágrafo Da Intervenção Profissional, diz: A intervenção dos Profissionais de Educação Física é dirigida a indivíduos e/ou grupo-salvo, de diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e/ou com necessidades de atendimentos especiais e desenvolve-se de forma individualizada e/ou em equipe multiprofissional, podendo, para isso, considerar e/ou solicitar avaliação de outros profissionais, prestar assessoria e consultoria. Atender alunos que apresentam necessidades educacionais especiais é uma responsabilidade social e ética. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

O desenvolvimento psicomotor do portador de necessidade especiais de 0 a 6 anos

 Biologia e medicina   |  Medicina   |  Estudo   |  12/01/2007   |  BR   |   .doc   |   24 páginas

A importância da atividade física no tratamento e prevenção da obesidade

 Sociedade   |  Educação física   |  Monografia   |  07/08/2007   |  BR   |   .doc   |   63 páginas

Mais Vendidos educação física

Benefícios da atividade física para a terceira idade

 Sociedade   |  Educação física   |  Estudo   |  23/02/2008   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Didática na educação superior

 Sociedade   |  Educação física   |  Monografia   |  10/02/2010   |  BR   |   .doc   |   47 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.