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Didática na educação superior

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação...
Faculdade
FEFISO

Informações do trabalho

Rubens G.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
47 páginas
Nível
avançado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. REVISÃO DE LITERATURA

O Ensino Superior têm se desenvolvido muito rapidamente no Brasil, fruto de políticas que incentivaram a sua popularização, sob uma ótica neoliberal de regulação pelo mercado. Desta forma, grande parte de sua expansão se deve a universidades, centros universitários e faculdades que buscam atingir seu público através de preços competitivos, baixa exigência nos processos seletivos, situações facilitadoras de aprendizagem, sempre focando na Educação Superior como um negócio, sem maiores preocupações com a formação social ou com a empregabilidade posterior dos alunos (GUSDORF, 1987).
Neste cenário, atuam inúmeros professores que buscam nestas universidades e afins um complemento de renda, ou mesmo uma maneira de sair do mercado competitivo das empresas e atuar somente na formação de outros profissionais. São, em boa parte, profissionais experientes em suas áreas de atuação, que são escolhidos pela trajetória na carreira, e não pelos aspectos intrínsecos ao processo educacional, atraídos pelo crescente número de vagas para professores na Educação Superior (ENCUP, 2009).
Neste sentido, compreender de forma aprofundada os aspectos didáticos inerentes a Educação Superior pode fornecer ferramentas valiosas no desenvolvimento desta Educação Superior neoliberal, combatendo uma eventual graduação de baixo nível, fadada ao fracasso no campo profissional.

[...] O Público e o Privado na Educação Superior Brasileira nos Anos 80. Campinas: Papirus MEC/INEP/CNE Legislação da Educação Superior. Disponível em www.mec.gov.br. Acesso em 19/03/2009. MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertand Brasil NÉRICI, G. Metodologia do ensino superior: Uma introdução . São Paulo, Atlas 1977. NOSELLA, Paolo. Qual o Compromisso Político? São Paulo: São Francisco PAÍN, S. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Porto Alegre, Artes Médicas PERRENOUD, P novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed PERISCINOTO, A. [...]


[...] Em 1968 a Lei 5.540 veio reafirmar os princípios adotados na legislação anterior, definindo que a educação superior aconteça exclusivamente em universidades, provocando uma concentração do conhecimento em centros geopolíticos estabelecidos pelo governo militar. Determinou-se, ainda, que as universidades deveriam oferecer cursos de graduação, pós-graduação, extensão, aperfeiçoamento e especialização. Os cursos de graduação deveriam manter um grupo de disciplinas iniciais, chamado núcleo comum, que congregasse os cursos de áreas afins, e um segundo ciclo, composto de disciplinas profissionalizantes. Surgiram as licenciaturas curta e plena (MARTINS, 1991). [...]


[...] Portanto, na educação superior não devemos fazer pedagogia e sim andragogia (POSEAD, 2007). Eduard C. Lindeman (apud ROMUALDO, 2002) é um dos maiores estudiosos do tema e afirma que a educação do adulto deveria se dar por meio de situações e não por disciplinas. Na educação de adultos, o currículo deve ser constituído em função da necessidade do estudante. A fonte de maior valor na educação de adultos é a experiência do aprendiz. Se a educação é vida, vida é educação; portanto, a aprendizagem consiste na substituição da experiência e nos conhecimentos da pessoa. [...]

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