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Educação para adultos

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Fumesc

Informações do trabalho

JuliO L.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
artigo
Número de páginas
14 páginas
Nível
Para todos
Consultado
382 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Relação entre educação e alfabetização de adultos
  2. A importância da didática para adultos
  3. Alfabetização para adultos no Brasil
  4. A situação atual da didática para adultos
  5. Objetivos da educação para adultos

A educação é um bem que deveria estar ao alcance de todos, pois uma pessoa dificilmente poderá ter uma vida digna em um mundo globalizado e capitalista como o que vivemos atualmente, mas existem pessoas que infelizmente por terem vivido uma infância sofrida ou até mesmo isolada da coletividade, não tiveram acesso a escolas. A educação para adultos pode ser uma esperança para que estas pessoas possam passar a desempenhar uma função diferente na vida ou senão, poder voltar a sonhar com uma vida mais interessante, é justamente sobre este tema que se focará o projeto de pesquisa apresentado.
A educação de adultos se trata de um tema cuja reflexão deve se fazer presente entre a população, pois suas influências ultrapassam os limites da escolaridade em seu sentido estrito, pois em primeiro lugar esta abarca os mais diversos processos formadores de caráter, inclusão e aprendizagem profissional e qualificação profissional, além do desenvolvimento sociológico, político e cultural das pessoas. Além disso, é justamente por uma conseqüência da desqualificação profissional da população que o país vive essa avassaladora desigualdade social que transborda as favelas das capitais assolando até mesmo as cidades de pequeno porte.
A educação para adultos trata-se de um campo pedagógico amplo, cuja capacidade chega aos mais diversos tipos de educação, que pode ser até mesmo feita a distancia. Contudo, não há um interesse efetivo por parte do cerne político nacional, uma vez que estes investem migalhas na educação para aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de estudar em sua infância em decorrência da necessidade de trabalho ou até mesmo dentro desse âmbito da dificuldade do acesso a educação que há tempos era raro.
É importante que se faça uma avaliação acerca da educação para pessoas adultas, demonstrando de maneira clara e objetiva, como ocorreu e vem ocorrendo esse processo em território nacional. Também será demonstrado no decorrer do projeto de pesquisa uma abordagem com relação ao fenômeno educativo e sua ampla sistemática, sem deixar de lado a questão da importância histórica que a educação tem para a formação psicológica de um país e como é necessária a implantação de uma democratização do conhecimento, para que essa, dessa forma, possa ser acessível a todas as pessoas independentemente da condição financeira por esta vivida, para que pobres e ricos tenham acesso a educação.
Será demonstrada também a questão dos métodos que podem ser utilizados para se lecionar para adultos, pois existe uma gama enorme de meios alternativos que por mais simples que possam parecer são capazes de mudar o futuro de uma pessoa ou de uma família inteira. Também será alvo de discussão a questão do mercado de trabalho e a exigência que se fax expressa nas empresas de pessoas preparadas, para o desempenho de determinadas funções. E para finalizar a avaliação desenvolvida nesse projeto será apresentada uma demonstração dos principais objetivos da educação para adultos, haja vista que essa forma de ensino tem um caráter mais social e democrático que profissional.
O objetivo desse projeto de pesquisa é apresentar para a população através de uma concepção ampla toda a sistemática que norteia as questões referentes à problemática educacional vivida no Brasil desde nosso descobrimento, que vem se arrastando por intermédio de atitudes egoístas e desumanas de nossos governistas. Também é objetivo desse projeto demonstrar e identificar as praticas de educação para adultos, assim como a reflexão pedagógica que as norteia, traçando um diferencial entre as atitudes das pessoas que auxiliam e incentivam a implantação de um sistema educacional diferente e aquelas pessoas que ignoram a situação como se nada estivesse acontecendo. Será eleito como foco as políticas de escolarização básica de adultos, e a ignorância do Estado perante esse fato, negando direitos constitucionalmente previstos a população.

[...] As facilidades para o acesso do adulto aos universos artísticos e culturais constituem uma meta a ser alcançada nos programas de educação para adultos A situação atual da didática para adultos A educação para adultos é tema de discussão atualmente, pois é uma meta não do governo brasileiro, mas sim de todo o planeta erradicar com o analfabetismo que infelizmente assola ainda diversas regiões de nosso planeta. Nesse contexto, vêm sendo trabalhados inúmeros projetos para que se possa trabalhar o problema supra citado. [...]


[...] (BEISIEGEL, 1997) Objetivos da educação para adultos O objetivo principal da alfabetização de adultos se norteia na capacidade de proporcionar para a pessoa uma vida digna para pessoa, e favorecer sua participação direta no destino da sociedade. Sua importância é muito grande, haja vista que através desse processo se possibilita a integração entre países, pois as pessoas podem aprender idiomas estrangeiros que atualmente são tidos como elementos básicos para a atual situação contemporânea. Na educação para adultos, deve também observar a questão das particularidades de cada aluno, haja vista que, suas características são bem diferente das características das crianças, sendo necessário, implantar um sistema de educação mais preparado, fundamentado em sistemas filosóficos, sociológicos e psicológicos, para que assim, se possa implantar um sistema mais evoluído de ensino e mais apropriado para a compreensão dessa classe de estudantes. [...]


[...] Dessa forma, pode-se chegar a conclusão que de a alfabetização para adultos é parte de um programa de educação para adultos o qual, por sua vez, deve integrar-se em um plano global de desenvolvimento econômico e social. A relação que nesse conjunto estabelece , entre o sistema escolar de e os programas de educação de adultos que tem como primordial visão, assegurar uma melhor orientação ao aluno, propiciando o desenvolvimento pleno de sua capacidade e personalidade, mobilizando juntamente, todos os recursos educativos. [...]

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