Informações sobre o autor

Professora - Monitora - Orientadora Educacional
Nível
Avançado
Estudo seguido
Pedagogia -...

Informações do trabalho

Data de Publicação
03/04/2010
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
25 páginas
Nível
avançado
Consultado
4 vez(es)
Validado por
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A importância da educação inclusiva nos dias de hoje

Este estudo trata uma revisão da literatura sobre a importância da educação inclusiva nos dias de hoje, visto que esta apresenta uma grande evolução atualmente. No entanto, para apresentarmos o tema com propriedade, faz-se necessário inicialmente, entender os conceitos de educação inclusiva que serão utilizados. O termo, bastante difundido nos dias atuais, compreende a formação completa do aluno na condição de cidadão, de forma a quebrar o paradigma da escola que ensina apenas o conteúdo de sua grade curricular. Utilizando-se do tempo adicional concedido pela prática da inclusão, esta faz com que o professor reveja suas metodologias, para a busca de formar o cidadão, cunhado em uma assimilação das práticas sociais corretas do ponto de vista moral e ético da sociedade, através da convivência harmoniosa e enriquecedora com os seus semelhantes, guiado por uma proposta pedagógica bem elaborada e eficaz. O desenvolvimento do trabalho se dá com um levantamento bibliográfico, onde é feito o estudo histórico das origens dos conceitos da educação inclusiva no mundo e no Brasil, enfatizando os registros de educadores nacionais que vislumbraram a possibilidade do implante desse sistema educacional em nosso país e defenderam que esta seria a melhor maneira de formar o aluno dentro de uma concepção de plenitude diante das regras do sistema social vigente, trazendo a realidade para dentro da sala de aula e fazendo com que o aluno aprenda vivenciando.

[...] Para que possa sair do nível fantasioso, a escola inclusiva exige condições muito especiais de recursos humanos, pedagógicos e até mesmo físicos de que não dispomos, pois precisa-se mudar muito desde os pequenos itens até os mais complicados. Por todo o país, nem só nos grandes centros, e que realisticamente independem das boas intenções do MEC, não teremos certamente no futuro próximo, essa escola, a não ser em situações específicas de programas modelo ou experimentais (GLAT, 1998). Ao aceitar a possibilidade de se conseguir progresso significativo dos portadores de deficiência em geral, quando o processo de escolarização se ajusta á diversidade do aluno no sistema de educação integrada, é fundamental, como acentua Mantoan (1987), que a escola se conscientize de que as dificuldades experimentadas por alguns alunos são resultantes do modo como se ministra o ensino e se avalia o desempenho e os resultados da aprendizagem e das propostas curriculares que lhes são subjacentes. [...]


[...] Para tanto, nos Princípios Básicos da Educação Especial está notificada a preocupação com o desenvolvimento integral do educando acima de tudo, respeitando-o e harmonizando uma educação de qualidade, apontando então a torná-lo um indivíduo produtivo na sociedade em que vive. Coloca a importância da educação se assentar em princípios democráticos alicerçados na dignidade, liberdade e igualdade. O assunto inclusão tem como objetivo promover uma reflexão sobre o tema e compreender as mudanças que estão acontecendo no cotidiano Inclusão: uma Breve Análise Para poder falar um pouco sobre a inclusão vamos ver o que Mittler (1999, p.34) diz: A contextualização histórica da realidade brasileira acentua um descompasso entre a educação formal e a educação especial. [...]


[...] Ressalvando esse ponto de vista, o autor alerta para o êxito da integração escolar que está para preparar as duas partes, tanto a criança com deficiência como a outra, para que haja esta integração entre ambas. Isto sem desprezar o importante significado da integração familiar, primeiro núcleo social na vida de qualquer indivíduo, a ponderação de Monereo (1991) evidencia que, se não forem tomados todos a cuidados referentes à integração escolar, corre-se o riso de “entregar” o alunado, na suposição falsa de que está contribuindo para sua felicidade e desenvolvimento de sua cidadania, ou que está facilitando sua integração social. [...]

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