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A importância da formação do docente no processo de inclusão do deficiente auditivo

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
FACEL

Informações do trabalho

Claudinei d.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
20 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. O ESTRESSE
  2. O ESTRESSE INFANTIL
  3. A RELAÇÃO: CRIANÇA, FAMÍLIA E ESCOLA
  4. DIAGNÓSTICO, SINTOMAS, PREVENÇÃO E SUGESTÕES PARA ALIVIAR O ESTRESSE

O presente trabalho de conclusão de curso, voltado á área da inclusão educacional baseado em pesquisas bibliográficas, objetiva colocar em discussão a atuação dos professores das escolas regulares junto aos alunos surdos, considerando sua formação básica, os recursos dos quais dispõem para realizar o trabalho em sala de aula e apoio que lhes é oferecido pelos órgãos superiores competentes. Para isso buscou-se na história conhecer um pouco mais sobre como se deu a educação dos surdos no Brasil ao longo dos tempos, quando se constatou um cunho filantrópico assistencialista, que não privilegiava o desenvolvimento educacional do individuou com surdez. Durante as leituras realizadas observaram-se alguns pontos frágeis da inclusão, tanto social quanto educacional, como o despreparo das instituições escolares, o desconhecimento sobre as deficiências pelos profissionais que atuam nas escolas regulares e, pela grande maioria da sociedade, o meso de lidar com o novo e o histórico preconceito em relação ao ?diferente?, que a sociedade traz arraigado ao longo dos tempos. A família também foi alvo de investigação durante a realização deste trabalho, na busca de compreender a importância desta instituição para o desenvolvimento e inclusão está ganhando espaços tanto nas escolas quanto na sociedade, entretanto, aponta para a necessidade de maior veiculação de informações sobre as deficiências, e mostra ainda a urgência de uma reformulação nos cursos de formação básica de professores. Logo, entende-se que a formação e a informação são imprescindíveis para a verdadeira efetivação do processo inclusivo.

[...] Segundo a autora isso ocorre pela ausência do código lingüístico utilizado no contexto social das pessoas ouvintes, em decorrência desse fato o pensamento da pessoa surda se organiza de forma distinta, diferenciando-se da forma usual dos ouvintes. Isso pode ocorrer devido a privação da audição ou por experiências frustrantes vividas pelos surdos no contexto sócio-familiar. Diante do exposto é essencial ressaltar, ainda que a surdez pode trazer limitações para o desenvolvimento emocional, social e psicológico da pessoa surda, por ser a audição: [ . [...]


[...] Já em relação às adaptações de grande porte (adaptações significativas), destacam-se: grandes modificações na organização didáticas não aplicáveis à totalidade dos alunos em relação a conteúdos, objetivos elementos físicos e materiais, métodos, e disponibilidade de tempo; introdução de objetivos específicos complementares; prolongamento de permanência do aluno na série ou ciclo; eliminação dos critérios gerais de avaliação; introdução de recursos de acesso à aprendizagem e de processo avaliativo; introdução de métodos e procedimentos complementares ou alternativos. É importante lembrar que todas as adaptações têm como referencia básico o currículo regular, devendo estar contidas no Projeto Político Pedagógico da escola e respeitar as particularidades da comunidade escolar. [...]


[...] (GIL, 2002:64) O empenho da família atuando como uma base proporcionadora de condições para que a criança portadora de necessidades especiais se identifique desde de cedo, como parte integrante de uma sociedade, é imprescindível para que no futuro ela se reconheça como uma pessoa igual as outras, sendo dotada de direitos, deveres, limites e capacidades O PROFESSOR E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO Com as políticas públicas voltadas para o processo inclusivo, as escolas regulares brasileiras devem estar abertas a atender a diversidade, seja por acreditarem nos resultados eficazes da inclusão como meio de combater as desigualdades e a segregação de pessoas, valorizando assim uma sociedade mais justa e humanitária, ou por força de leis voltadas à assistir os indivíduos historicamente menos favorecidos dentro do processo educacional. [...]

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