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Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Data de Publicação
03/03/2008
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
167 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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A importância da pesquisa - ação em educação

  1. Introdução
  2. A estrutura da pesquisa-ação
  3. Os núcleos de pesquisa

Estando eminentemente categorizada na linha interpretativista, a pesquisa-ação é possuidora de uma natureza argumentativa, o que quer dizer que ao mesmo tempo ela se choca com a concepção tradicional de pesquisa - aquela legitimada pela linha positivista. Isto porque na pesquisa-ação as interpretações da realidade observada e as ações transformadoras são objetos de debate.
Na década de 1970 houve um repensar na democracia do Brasil. Baseado em estudo de Paulo Freire e Luiz Antonio Cunha, notou-se que a escola não podia ser neutra com relação ao que se passava no país, principalmente, na atual conjuntura o país vivia, sob a égide da Ditadura Militar (SILVA, 1995).
Se formos analisar, a neutralidade não existe. Principalmente uma escola, ela não pode ser neutra. A educação não é só o saber, é também o poder político. A escola é reprodutora do seu meio, ela pode reproduzir e intervir também.
Já no início do processo de abertura política, no final dos anos de 1970, incentivava a população organizar e participar de movimentos sociais e dos movimentos de investigação, participar dos processos eleitorais entre outros. Portanto, investigações sociais não podiam ter aspectos quantitativos, mas sim qualitativos. Foi nesse momento que a pesquisa-ação pode contribuir para a área educacional, principalmente com relação à escola pública.

[...] Com a mudança do currículo, o educador pôde também conhecer a prática da escola no seu dia-a-dia, intervir e criar grupos de estudos para discussão do cotidiano; os sucessos e insucessos de práticas pedagógicas a sua própria formação e a construção de um novo saber. Várias foram as pesquisas realizadas a partir da década de 1980, tendo como método a pesquisa-ação. Dentre estes trabalhos pode-se citar a pesquisa de Benaverde (1983), que foi realizada na cidade de Lisboa, Portugal. O objetivo foi a analisar os obstáculos ao sucesso escolar. [...]


[...] O núcleo pedagógico trabalha o próprio processo de produção de conhecimento, dado pelas “relações entre a lógica cooperativa da pesquisa e a mediação lingüística dos conflitos”; o núcleo estratégico trabalha o enfoque estratégico da pesquisa, através da “busca estratégica de soluções e o uso e desenvolvimento de teorias” apoio à prática da pesquisa por fim, o núcleo participativo trata do “envolvimento qualificado dos participantes e da ‘implicação’ do pesquisador no processo como um todo”. O conceito de ‘implicação’ é trabalhado por René Barbier (1985, p. [...]

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