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A postura de mediação do professor, pais e comunidade, diante da dificuldade de aprendizagem do aluno

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
44 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Questão da aprendizagem
    1. Distúrbio de aprendizagem
    2. Diferentes problemas de aprendizagem ou diferentes termos para designá-los?
    3. Possibilidades de intervenção
    4. Definição de dificuldade de aprendizagem
    5. Contexto das dificuldades de aprendizagem
    6. Expectativas sobre dificuldades de aprendizagem
    7. Modelos de avaliação nas dificuldades de aprendizagem
    8. Métodos de intervenção nas dificuldades de aprendizagem
    9. Novos desafios para as dificuldades de aprendizagem
    10. Causas dos distúrbios de aprendizagem
  3. Dificludades de aprendizagem
  4. Análise contextual e novos desafios da dificuldades de aprendizagem
    1. Sugestão
    2. Avaliação das crianças que estão com dificuldades
    3. Exemplo de atividade que ajuda
    4. A evolução da fala
    5. Como se corrigem erros de pronúncia
    6. Distúrbios da linguagem

Este estudo teve por objetivo desenvolver uma pesquisa sobre as dificuldades de Aprendizagem, verificando como ela se apresenta, causas, características e outras informações necessárias. Quando o professor detecta alguma anormalidade após a verificação de fatores diversos é necessário, ainda, que ele faça uma análise a respeito da permanência das características apresentadas. A criança pode estar vivendo uma fase difícil, que será provisória ou não, dependendo de suas condições em superá-la. A aprendizagem escolar está muito ligada a uma atitude seletiva da sociedade, que se reflete na própria prática pedagógica do professor e da ansiedade dos pais. Se a criança não alcança o êxito escolar, logo se suspeita de alguma disfunção cerebral ou eventualmente de algum problema de maturação do sistema nervoso. A postura de mediação cabe inicialmente ao professor para posterior encaminhamento se necessário, mas deve haver de qualquer forma uma tomada de consciência não só da escola, dos professores mas também dos pais e familiares.

[...] A sua definição compreende o seguinte conteúdo: "Dificuldades de aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático. Tais desordens, consideradas intrínsecas ao indivíduo, presumindo-se que sejam devidas a uma disfunção do sistema nervoso central, podem ocorrer durante toda a vida. Problemas na auto- regulação do comportamento, na percepção social e na interação social podem existir com as Dificuldades de Aprendizagem. [...]


[...] Distúrbio caracterizado fundamentalmente por dificuldade de aprendizagem da leitura em pessoas sem deficiência e que tenham idade suficiente para aprender a ler. Dislexia de evolução: causas pedagógicas e imaturidade. Atualmente fala-se em ?sinais neurológicos menores?. Esta expressão é empregada para designar alguns dados que se verificam normalmente em crianças pequenas e que vão desaparecendo à medida que elas crescem. Caracterizam-se por: perturbações da percepção e da imagem corporal; falhas perceptuais de tempo e de espaço; instabilidade motora e psíquica; distúrbio da atenção, memórias visual e auditiva; troca de letras. [...]


[...] Sugestões de atividades para este caso: - exercícios de dificuldade auditiva e visual; - exercícios para troca de fonemas e de lateralidade; - pedir à criança que pronuncie colocando a mão na garganta: v ou f - associar cada a uma ?palavra? significativa para a criança; - colorir e pintar letras em papel, pronunciando os sons; - fazer colagens com as letras; - reconhecimento: PBDQ U N M N - recortar letras em jornal e andar sobre elas; - treinar por oposição: p-f na sílaba, na palavra, na frase, b-v posição inicial do vocábulo; Quando substitui a sonora pelo surdo, dar também a pista tátil, isto é, colocar a mão no ?pomo de Adão? começar pelo f-v depois o b ex: faca-vaca fazer treino ortográfico: - Fabiana foi a festa - O vestido de Vilma é verde - A fotografia ficou velha e feia. [...]

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