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Educação à distância após a lei de diretrizes e bases 9394/96

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
Universidad...

Informações do trabalho

Flávia G.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
9 páginas
Nível
Para todos
Consultado
50 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Fundamentação Teórica
  2. Justificativa
  3. Objetico Geral
  4. Objetivo Específico

RESUMO:

Após a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 entrar em vigor verificou-se uma série de avanços e lacunas que vêm se efetivando no Brasil, no que diz respeito à educação à distância.
Para uma maior compreensão desses avanços e lacunas advindos deste marco legal fez-se necessário o entendimento da definição da educação à distância e os modos em que ela pode ser apresentada, para que posteriormente pudéssemos adentrar na trajetória dessa modalidade de ensino em nosso país. Por fim avaliamos efetivamente os impactos da referida lei na educação à distância brasileira.
É importante ressaltar que o estudo da LDB 9394/96, esteve associado a uma série de outros eventos contemporâneos a esta Lei e que conjuntamente com ela propiciaram diversas mudanças no sistema educacional de educação à distância, como a criação da Secretaria Nacional de Ensino a distância, a aprovação do Plano Nacional de Educação, entre outras coisas.

OBJETO DE ESTUDO:

A educação à distância após a LDB 9394/96 e sua importância para um maior alcance do ensino no Brasil.

[...] No Brasil o a experiência mais antiga de que se tem conhecimento no âmbito do ensino à distância é a criação do Instituto Universal Brasileiro, em 1943, que, ainda hoje, oferece cursos de formação profissional pelo correio, ainda na década de 40, tivemos a criação do SENAC e do SESI, que também ofereciam alguns cursos nesta modalidade educativa. Em 1969 é iniciado o Programa da TV Educativa no Maranhão, que trouxe grandes benefícios, difundindo a educação para as crianças maranhenses por várias décadas. [...]


[...] Além do artigo 80 (transcrito acima) que é o regulamentador da educação à distância brasileira, na Lei de Diretrizes e Bases temos ainda nesta Lei um o artigo 87, parágrafo 3º, incisos II, III e IV, que faz uma alusão ao caso específico da educação à distância, relacionada a jovens, adultos e professores e há ainda uma referência implícita ao tema no art da citada lei. Como podemos observar a lei exprime uma tentativa de incentivar programa de educação à distância, apesar de alguns problemas, já que podemos considerá-la um poderoso instrumento de aperfeiçoamento e atualização dos profissionais ligados ao sistema educacional. [...]

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