Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Jean Piaget e Vygotsky

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Erik L.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
9 páginas
Nível
Especializado
Consultado
333 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Visão construtivista e interacionista: Jean Piaget
    1. Fatores que determinam o desenvolvimento cognitivo
    2. Estrutura da teoria piagentiana
  3. Perspectivas histórico-cultural de Vygotsky
    1. Principais fundamentos do pensamento de Vygotsky
    2. Conceitos importantes da teoria de Vygotsky
    3. Educação e desenvolvimento
  4. Desenvolvimento humano e práticas educativas
    1. Função social e socializadora da educação
    2. A família enquanto sistema
    3. Funções da família
    4. Estilo parentais de desenvolvimento

A finalidade deste estudo é esboçar aqueles elementos dos Fundamentos de Educação que consideramos relevantes para a compreensão adequada de educação e da tarefa do ensino.
Caso queiramos proceder corretamente no campo técnico da educação, teremos que a elas recorrer para que não sejamos tentados em nossa ação educativa, a impor modelos, para com que eles, os alunos, se identifiquem. Teremos sim que lhes oferecer situações. Experiências que resultem em uma modelagem adequada. Modelagem não estereotipada, mas decorrentes das diferenças individuais de cada aluno.

1 ? Visão construtivista e interacionista: Jean Piaget

Jean Piaget desenvolveu estudos sobre a teoria interacionista, de acordo com conhecimentos baseados na biologia. Utilizou-se da Epistemologia Genética para compreender o processamento do desenvolvimento do conhecimento humano, desde sua fase inicial até a adolescência.
Para ter uma compreensão abrangente sobre como se processa o conhecimento, Piaget apropriou-se dos estudos sobre a mente humana no que tange a ?memória, percepção, imagem mental e raciocínio?. Muito embora tenha analisado esses fatores através da relação do ser humano com as atividades físicas e sociais. Portanto, há uma busca par compreender as ações humanas como construções que se processam a partir da interação dos humanos com o meio, e definiu que estes não agem de forma inata.

[...] Nesse caso, o indivíduo utiliza o processo de mudança que media seus interesses e nos processos psicológicos inferiores, que são levados a superação para os processos psicológicos superiores Conceitos importantes da teoria de Vygotsky Para Vygotsky as regras são necessárias para que o indivíduo possa ter conhecimento do real. Através do processo de internalização a realidade passa a fazer parte da consciência, utilizando para isso, os signos que fazem à substituição do real. Um desses símbolos utilizados pelo ser humano é a linguagem. [...]


[...] Para Vygotsky a escola tem um papel fundamental na construção do conhecimento científico, pois esta é que dispõe de conceitos sistematizados para promover a consciência da criança e de seus processos mentais Desenvolvimento humano e práticas educativas É grande a importância da influência de pessoas próximas da criança, bem como das instituições, no sentido de construir valores Função social e socializadora da educação Falar de desenvolvimento humano é, antes de mais nada, relacionar-se com a cultura que envolve o indivíduo, tendo estas uma relação intrínseca. [...]


[...] Nesse contexto, toma como base os trabalhos de Moreno e Cubero Controle Quando este é muito rígido e é utilizado como forma de punição com poder de mando, o resultado é sempre negativo. Causando danos irreparáveis. Mas quando este assume a forma induzida, a criança tem possibilidade de fazer reflexões que contribuem para sua formação Comunicação Pode e deve ser usada em benefício da criança sempre informando e obtendo da criança sua compreensão sobre a atitude tomada por esta por quebra de regras de comportamento. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Os professores e a concepção construtiva

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo dirigido   |  27/07/2007   |  BR   |   .doc   |   27 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas