Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Motivação e recursos didáticos

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
13 páginas
Nível
Especializado
Consultado
465 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. O espaço da sala de aula
  2. Motivação e recursos didáticos
  3. Relato de uma experiência
  4. Conclusão

Nestes anos de magistério, percebemos que há um desinteresse comum dos alunos em sala de aula. Pesquisando a respeito, pudemos notar que são várias as causas de tal desinteresse. Por isso, nesta monografia trataremos basicamente sobre o desinteresse dos alunos em sala de aula e a possível solução para tal problema que está na descoberta dos segredos da motivação.
Recursos didáticos que despertem a motivação intrínseca?
O trabalho baseia-se basicamente através de pesquisas bibliográficas em busca de se conseguir um resultado sobre à pratica da motivação em sala de aula. E através de pesquisas de campo, com uma entrevista à uma professora que leciona na 4ª série do Ensino Fundamental.
Como objetivos apresentamos:
? Aumentar a compreensão global e promover laços de amizade entre os jovens;
? Proporcionar a troca de experiências pedagógicas entre os professores;
? Inserir uma nova dimensão no currículo escolar através do trabalho com diferentes realidades;
? Contribuir na formação do cidadão comprometido com a transformação social de seu país;
? Contribuir com o processo de transformação das relações sociais a nível mundial;
? Desafiar estereótipos sócio-regionais.

[...] E me lembrei dos gibis. Que eu achava o máximo Quais são as vantagens? As vantagens são muitas. Uma delas é que trabalhar com quadrinhos permite exercitar a autonomia da leitura. Aprendem a escrever melhor, desenvolvem a criatividade. Você mesmo pode ver elas estão sempre cheias de idéias O começo foi difícil? No princípio, eles demoraram um pouco para ter idéias, mas aos poucos os pequenos copiavam os desenhos das revistas com papel vegetal e mudavam apenas o texto. Expliquei que essa foi a técnica utilizada pelos primeiros desenhistas no Brasil assim foi indo. [...]


[...] Enfim, há de se buscar explicações na mídia, política, assim como as expressões humanas relativas nos valores éticos, à moral, aos sentimentos, às necessidades, às vontades. Há de se criar novos parâmetros de análise dessas exposições e experiências humanas. Há que se considerar a vivência e o vivido. CAPÍTULO II. MOTIVAÇÃO E RECURSOS DIDÁTICOS Tapia & Fita (1999) abordam sobre a motivação em sala de aula, defendendo que o interesse escolar não depende de um único fator, seja pessoal ou contextual. [...]


[...] Estão indicados ou não em função do significado do trabalho que têm de realizar, significado que percebem num contexto e em relação alguns objetivos, e que pode mudar à medida que a atividade transcorre. Este mesmo autor defende a observação do comportamento dos alunos. Segundo ele, os alunos agem tendo em vista diferentes metas. Em alguns casos, o mais importante é aprender algo que faça sentido. A atenção do aluno ou aluna se concentra no domínio da tarefa e na satisfação que sua realização supõe. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Leitura e aprendizagem

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  14/09/2006   |  BR   |   .doc   |   23 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas