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O professor como intelectual

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
9 páginas
Nível
Especializado
Consultado
52 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Mudanças educacionais e trabalho docente
  3. Trabalho docente: O enfoque crítico-reflexivo
  4. Professores como intelectuais transformadores

As transformações econômicas, políticas, sociais e ideológicas que vêm ocorrendo nas últimas décadas, no mundo e no Brasil, têm provocado profundas mudanças na educação e na profissão docente.
A rapidez dos avanços científicos e tecnológicos contribui de forma significativa para as transformações e reorganização da sociedade em todos os seus níveis: econômico, político, social, educacional.
Trata-se, na visão de autores como Gentili e Silva (1996), da reorganização da economia em escala mundial com o capitalismo neoliberal sendo imposto a todas as sociedades.
Os resultados do uso e das aplicações das novas tecnologias podem ser sentidos no meio ambiente e nas relações humanas e sociais. A sofisticação dos processos de produção, a mecanização da produção agrícola, as facilidades criadas pelos meios de comunicação (como a Internet) implicam novas formas de conhecimento e de educação.
Nesse novo contexto histórico, torna-se fundamental para educadores, professores e pesquisadores a reflexão sobre o sistema educacional e o trabalho docente, visando a uma maior compreensão não somente do que vem sendo discutido pela comunidade científica internacional, no que se refere à profissão docente, mas também uma reflexão sobre nossa própria atividade profissional enquanto educadores.

[...] Nesse modelo, o professor é o técnico-especialista, ou seja, existe uma divisão de trabalho em que o professor especialista investiga na academia e o professor técnico executa na escola, havendo, portanto, uma separação pessoal e institucional entre a teoria e a prática. Tais "ideologias instrumentais" que enfatizam uma abordagem tecnocrática para a preparação dos professores incluem ainda, segundo Giroux (1997), a padronização do conhecimento escolar com o intuito de administrá-lo e controlá-lo; e a desvalorização do trabalho intelectual de professores e estudantes, enfatizando-se suas atividades práticas. [...]


[...] O pressuposto de tais abordagens consiste em considerar que é a partir da análise de sua própria prática docente que o professor se tornará capaz de dar o salto de qualidade que se almeja para o ensino. Surgem na literatura vários termos e denominações para caracterizar o professor reflexivo, pesquisador, investigador, intelectual; termos esses que enfatizam a atividade docente como um trabalho intelectual e não mais puramente instrumental e técnico. Encarando os professores como intelectuais, a dicotomia teoria/prática é superada, passando a ser percebida não como uma dicotomia, mas como uma relação de tensão entre a teoria e a prática, vivida pelos professores enquanto profissionais reflexivos. [...]


[...] Para contribuir com a transformação social, Giroux considera fundamental que os professores se tornem intelectuais e que dêem voz ativa a seus estudantes, levando em conta o seu capital lingüístico e cultural valores, crenças e conhecimento como parte importante do aprendizado, permitindo que os alunos usem esses conhecimentos para darem significado às suas existências, para se tornarem "cidadãos que tenham o conhecimento e a coragem para lutar a fim de que o desespero não seja convincente e a esperança seja viável" (1997, p. [...]

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