Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A didática e a metodologia nos dias de hoje: um estudo de caso

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
54 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
    1. Tema
    2. Problema
    3. Hipóteses
    4. Metodologia
  2. Referencial teórico
    1. A metodologia sob a ótica do liberalismo
    2. Algumas definições e conceitos
    3. Contribuição ou idéias de comênio
    4. Pontos positivos e negativos e características da pedagogia
    5. Escola tradicional e a metodologia
    6. Fundamentos filosóficos ou empirismo e racionalismo
    7. Características básicas
    8. Escola nova
  3. Metodologia
    1. População
    2. A escola
    3. Metodologia desenvolvida
    4. Análise de respostas

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre os resultados da Didática, principalmente os seus fundamentos teóricos dentro da prática pedagógica. Para tanto, iremos analisar, inicialmente, a prática metodológica sob a ótica do pensamento liberal. Para que essa análise tenha maior significado, faremos uma rápida incursão pelas pedagogias, detendo-nos naquelas que têm por alicerce o pensamento liberal burguês, quais sejam, a Tradicional, a Escolanovista e a Comportamentalista.
Este transitar está longe de ser uma análise profunda da filosofia que permeia cada uma dessas pedagogias. Busca, isto sim, esclarecimentos para o processo ensino-aprendizagem no que diz respeito à metodologias, bem como para os limites a que está circunscrito em função dos caminhos que percorre, já que traçados sob a perspectiva de um ideário em crise.
À guisa de entendimento, procuraremos analisar esta mesma prática escolar, sob o enfoque histórico-crítico. Tal análise não tem a pretensão de esgotar o assunto do Materialismo-Histórico e suas relações com a Educação. Nosso objetivo é debruçar-nos, ainda que de maneira tímida, sobre as pesquisas feitas por Postmann, Brubacher, Ferreiro, Vygotsky, e outros e verificar a linha de pensamento e necessidades do momento histórico, pois afinal com a globalização estamos caminhando para uma mudança não só na educação mas na filosofia de vida.

[...] Elas buscam junto às professoras de didática e metodologia ?receitas prontas?, como devem ser as aulas, o que devem ?preparar?, etc e isso porque no decorrer do curso de magistério, elas receberam muitas informações prontas, não houve ainda a descoberta de que possuem a apreensão do saber e podem mudar o curso da história, enquanto alunas podem fazer um retrospecto e alterar o quadro do magistério e como futuras professoras podem calcar suas filosofias, em cima de um ideal que imaginam e que culmina com a realidade de seus alunos. [...]


[...] E metodologia compreende o estudo dos métodos que classificam em geral; métodos tradicionais, ativos, descoberta, e da solução de problemas já as técnicas são complementares da metodologia, colocados à disposição do professor para o enriquecimento do processo de ensino, que fundamenta os objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar, os conteúdos escolares, os princípios didáticos, os métodos de ensino e de aprendizagem, as formas organizativas do ensino, o uso de técnicas e recursos, o controle e a avaliação da aprendizagem - Contribuição ou idéias de Comênio João Amór COMÊNIO ( 1.592 - 1.670 um pastor protestante, escreve a primeira obra clássica sobre didática, a Didacta Magna. [...]


[...] Disciplina, execução de projetos deve ser firme e imutável pois a disciplina escolar faz viver à criança a experiência de um ?poder moral?, uma ?realidade moral?. Também por isso o ?castigo? pelo não cumprimento dos compromissos são fundamentais para o autodomínio. A escola não deve transparecer todas as características da vida mas sim ir preparando o aluno gradativamente para a vida. Para a escola tradicional o professor deve preparar, ajudar a criança no progresso global da sua personalidade - Escola Nova A Escola Nova é o contrário da Escola Tradicional, centralizada no aluno. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas