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A re - introdução da fábula no processo de alfabetização

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
19 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
    1. Metodologia
  2. Origens e conceitos da fábula
    1. De esopo a monteiro lobato.
    2. Reprodução de textos
    3. A proposta da linha construtivista
    4. Produção de textos
    5. O ensino da escrita
    6. O texto como objeto de ensino - aprendizagem
    7. A psicogênese da língua escrita
    8. O papel da leitura
    9. A produção de textos e leitura dentro das fábulas
    10. A fábula no livro didático
    11. Sugestões de atividades

A reintrodução da fábula no processo de alfabetização: estudo de caso tem a pretensão de analisar os estudos sobre a fábula no livro didático ou de literatura infantil para o 1º grau. Depois das leituras preliminares para o embasamento teórico verificou-se que realmente as fábulas sofreram alterações na qualidade e compreensão, principalmente para as crianças, porque os autores tiraram aquele enlevo e floreio que as faziam sonhar. Apesar da sua quase ausência nos livros didáticos, a fábula continua sendo um instrumento alternativo para estimular a produção de texto. De acordo com estudos realizados, a fábula provém do verbo latim ?fari?, com o sentido de ?falar?, ?dizer?, ?contar?, e apesar de ter o Oriente o seu berço de origem, as verdadeiras fábulas brotam das experiências de vida dos povos mais primitivos e encerram lições de moral ou conjunto de regras universais válidas para qualquer lugar e tempo. Conforme pode-se verificar na prática, com aplicação da fábula para alunos da 4ª série, onde os resultados provam que a criança desenvolve sua produção de texto a partir de histórias que lhe agradam, que venham de encontro com a sua inocência. O assunto não foi esgotado, porém serviu como ponto de reflexão para os interesses.

[...] E para a criança, a tarefa de transposição de significados de uma forma a outra de representação - da imagem à letra- é um processo intrinsecamente ligado ao processo de alfabetização. As crianças são capazes de cooperar em atividades de escrita, e esta cooperação reflete-se nas construções conjuntas que realizam. FERREIRO & TEBEROSKY (1979) afirmam que os conhecimentos infantis respondem a uma dupla origem, determinada pelas possibilidades de assimilação do sujeito e pelas informações específicas fornecidas pelo meio. Pode-se aventar a hipótese de que, no contexto de socialização, ambos os fatores se vêem favorecidos. [...]


[...] Outros gregos da Idade Antiga escreveram fábulas com temas esópicos, a exemplo de Eurípedes (485 - 407 que alude à fábula Homem e a Morte?, Platão (427 - 347 que traz as fábulas Lobo e a Raposa? e Leão Doente?, como relata Maximiano Augusto Gonçalves. O ?Pantchatantra?, escrito em sânscrito, chegou ao Ocidente através da tradução árabe ?Kalilah wa Dimna?, no século VIII dC., também conhecido como ?Fábulas de Bidpay?. Essa coleção árabe, traduzida para muitas línguas ocidentais, tinha finalidades políticas, mas sempre com o cunho moralizante. [...]


[...] Através da fábula, pode-se criticar um sistema sem que seja preciso agredir, ofender, é uma forma sutil de passar uma mensagem, que a pessoa pode ou não assimilar para si como verdade ao mesmo tempo, leva as pessoas ao divertimento, suspense e a usar a imaginação. Acredita-se que este trabalho atingiu os objetivos propostos de conhecer melhor o gênero enquanto forma literária específica, pois se as fábulas conseguiram resistir ao tempo e ao espaço, é indício claro de que merecem ser estudadas, analisadas, discutidas e utilizadas nas escolas sim. [...]

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