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Afetividade na educação infantil

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
23 páginas
Nível
Especializado
Consultado
7 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
1 Avaliaçao cliente
3
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  1. Materiais e métodos
  2. Revisão bibliográfica
  3. Análise e discussão
    1. A afetividade na educação infantil
    2. A afetividade e sua influência na aprendizagem da criança
    3. Características da afetividade para criança
    4. Pesquisa de campo
    5. Resultados
  4. Conclusão


Vivemos numa sociedade que está clamando pela paz, pela igualdade de direitos e oportunidades entre os sexos, entre os diversos grupos étnicos e religiosos; pela preservação do meio ambiente e melhora da qualidade de vida; pelo desenvolvimento da afetividade e do respeito mútuo, que permita melhorar as relações interpessoais; por uma vida mais saudável.
Defende-se aqui a necessidade de ser trabalhado com e para os alunos a questão da afetividade, é por entender o quanto o ser humano precisa estar bem para poder lidar com os problemas durante toda sua vida. Por sua vez o professor também deve estar emocionalmente equilibrado para poder intervir de forma adequada nas relações conflituosas de sua sala de aula, ou seja, sua participação na vida de seus alunos tenderá a basear-se no respeito e na justiça.
O ambiente influencia muito nos diversos fatores do desenvolvimento humano, e o grau de satisfação do indivíduo na escola determina também o quanto à aprendizagem será alcançada.
A afetividade, assim como o conhecimento, se constrói através da vivência. Sendo também da escola e do educador, a tarefa de despertar o educando ?as potencialidades do coração?.

[...] No transcorrer de seu trabalho, Piaget incorpora um outro tema na relação entre a afetividade e a cognição, que são os valores. Ele considera os valores como pertencentes à dimensão geral da afetividade no ser humano e afirma que eles surgem a partir de uma troca afetiva que o sujeito realiza com o exterior, com objetos ou pessoas. Eles surgem da projeção dos sentimentos sobre os objetos que, posteriormente, com as trocas interpessoais e a intelectualização dos sentimentos, vão sendo cognitivamente organizados, gerando o sistema de valores de cada sujeito. [...]


[...] E essa foi a preocupação neste trabalho: como desenvolver a afetividade na criança, e lidar com possíveis problemas ou situações que ocorrem no cotidiano das instituições de educação infantil? É fundamental conhecer os alunos e refletir sempre sobre as relações interpessoais que ocorrem na classe (professor x alunos e alunos x alunos). É normal, em todo agrupamento humano, haver pessoas com quem conseguimos estabelecer laços de empatia e outras com as quais o relacionamento é mais difícil. É freqüente também que tentemos nos livrar de quem nos incomoda. [...]


[...] Nessa perspectiva, o papel da afetividade para Piaget é funcional na inteligência. Ela é a fonte de energia de que a cognição se utiliza para seu funcionamento. Segundo Piaget (1979, p.37), a afetividade constitui aspecto indissociável da inteligência, pois ela impulsiona o sujeito a realizar as atividades propostas. Como destaca o autor: por isto que, por exemplo, os escolares alcançam um rendimento infinitamente melhor quando se apela para seus interesses e quando os conhecimentos propostos correspondem às suas necessidades?. Segundo Jaspers (1979), a afetividade é quem dá valor e representa nossa realidade. [...]

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