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Alfabetização e o projeto Sorocaba

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
29 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Considerações gerais sobre a alfabetização de jovens e adultos
    1. As legislações sobre a alfabetização de adultos: Lei 9394/96
  2. Propostas e práticas da alfabetização de jovens e adultos
  3. A implantação do Projeto Sorocaba 100 analfabetos: histórico e dados
    1. Programa Sorocaba e região 100 analfabetos
    2. Dados apresentados sobre a evolução do Projeto Sorocaba 100 analfabetos e região
  4. Pesquisa de campo
    1. Metodologia de ensino no Projeto Sorocaba 100 analfabetos
    2. A entrevista
    3. Análise da entrevista
    4. Análise final da entrevista

O estudo aqui apresentado tem como propósito refletir de forma crítica, a alfabetização de jovens e adultos, tendo presente o contexto histórico que estamos vivendo e o perfil do trabalhador frente às novas bases tecnológicas do mundo globalizado, que exigem a formação de um homem autônomo, crítico e reflexivo. Como tema de pesquisa, para atingir esse objetivo efetivou-se uma pesquisa histórica de caráter bibliográfico. Num primeiro momento, fez-se um histórico da alfabetização no Brasil; num segundo momento enfatizaram-se as propostas e práticas da Alfabetização de Jovens e Adultos; num terceiro momento abordou-se a Implantação do Projeto Sorocaba 100 Analfabetos: Histórico e Dados; num quarto momento apresentou-se uma entrevista realizada junto à coordenadora do Projeto Sorocaba 100 Analfabetos. Concluiu-se que, os professores devem oportunizar aos jovens e adultos atividades que conduzem à aquisição do saber. Desta forma, a alfabetização estará contribuindo na formação integral do jovem e do adulto e o conhecimento adquirido irá muito além de um simples saber, para um saber fazer, onde o alfabetizando aprimore seu conhecimento, seu pensamento crítico-reflexivo, realize-se como indivíduo, atue e transforme a comunidade em que vive, de acordo com suas necessidades.

[...] Para finalizar o estudo, será apresentada uma Pesquisa de Campo, com o Programa Sorocaba 100 analfabetos da UNISO, realizada com a Coordenadora do Projeto, a Mestre em Educação da Uniso, Profª Beatriz Elaine Picini Magagna CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Muitas vezes definimos erroneamente Educação de Jovens e Adultos. Por isso, antes de iniciar nosso estudo, é necessário conhecer um pouco da história dessa modalidade de ensino. Segundo Freire apud Gadotti & Romão (2001), os termos educação de adultos e educação não formal, referem-se a mesma área disciplinar, teórica e prática da educação, porém com finalidades distintas. [...]


[...] Abordou-se também a formação dos profissionais envolvidos no Projeto, se estão totalmente capacitados para a responsabilidade que o projeto exige e também se o nome do projeto faz jus às reais intenções. Outra questão que foi levantada diz respeito aos professores voluntários dentro do projeto e assim como outros profissionais que também estão trabalhando junto com o grupo. Sendo Mestre em Educação, foi questionado dentro do seu ponto de vista pedagógico e administrativo, o que o projeto está precisando mais urgente para poder ser considerado como o melhor, em termos de educação para a comunidade. [...]


[...] Assim, em 1989, a Prefeitura Municipal de Sorocaba buscou, também, atender às recomendações da nossa Constituição - Art e Art implantando o Projeto Piloto de Alfabetização de Jovens e Adultos, o qual, a partir de 1990, deixou de ser piloto ao consolidar-se como Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos - ALFA-VIDA. O Projeto recebeu o cognome de Alfa-Vida por se buscar enfatizar, permanentemente, a importância da alfabetização para a vida de jovens e adultos analfabetos. Após a implantação, o primeiro passo foi a realização de um curso de uma semana para alunos de terceira e quarta séries do Magistério, com o intuito de preparar profissionais para a alfabetização de jovens e adultos, que constituiriam o compromisso da ,com o município. [...]

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