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Análise sobre as condições e propostas para alfabetização de portadores de deficiência mentais

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
32 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
    1. Considerações preliminares
    2. Dimensões da integração
    3. Considerações sobre a educação para portadores de deficiência mental
  2. Objetivos
    1. Objetivo geral
    2. Objetivo específico
  3. Fundamentação teórica
    1. Retrospectiva da história da educação especial no brasil
    2. Fundamentos axiológicos da educação
    3. Relatos de experiências de escolas especiais
  4. Discussão e proposta

Desenvolvimento é o processo através do qual o indivíduo constrói ativamente, nas relações que estabelece com o ambiente físico e social, suas características. Ao contrário de outras espécies, as características humanas não são biologicamente herdadas, mas historicamente formadas. Aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessita interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Este estudo tem o propósito de pesquisar as diversas propostas para a Alfabetização de alunos portadores de deficiência mental, cujas limitações podem ser diferenciadas de acordo com o nível de deficiência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde buscou-se conhecer os princípios que geram a educação dos deficientes mentais, bem como os princípios e objetivos da alfabetização Para complementar o estudo, fez-se algumas coletâneas em diversas outras escolas, obtendo assim informações e modelos de variadas formas de trabalhar com a criança portadora de deficiências.

[...] Todos esses aspectos devem ser considerados quando forem estabelecidas políticas e diretrizes que definam e norteiem o atendimento educacional aos portadores de necessidades especiais no contexto geral dos sistemas regulares de ensino Objetivos 2.1 Objetivo geral Capacitar a criança habilidades para comunicar-se, estimulando a linguagem interior para que seja estabelecida a necessária interação entre as pessoas de seu convívio Objetivo específico Criar situações que envolvem ordens cotidianas, objetos e seres do meio ambiente, através do natural, concreto, imagens e figuras, aprimorando compreensão e ampliação do vocabulário interior e expressivo O PROBLEMA Trabalhar com Educação Especial é estar longe de rótulos, estigmas e preconceitos. [...]


[...] - Espaço confortável, aconchegante, limpo, verde, bonito e tranqüilo (organizado e conservado pelos próprios alunos), num clima de pré-escola, com todas as janelas abertas para a alegria, para a ludicidade. - Disciplina consciente, limites e regulamentos bem definidos e redefinidos pelos próprios alunos, ritual planejado e replanejado, redefinido, controle individual, grupos de apoio (padrinhos e representantes de turma), ajudando o aluno a se tornar gradativamente autônomo. - Abertura para todos os agentes corretores possíveis, inclusive esportes, artes, atividades manuais, trabalhos e experiências de vida diária (AVD) e profissional, além do tratamento médico e/ou psicológico, quando indicado. [...]


[...] R Capacitação de Recursos Humanos em Educação Especial: Treinamento de pessoal de creche para identificação de Bebes de Riscos e Intervenção Precoce. Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPQ, SEPF E UFRJ. OLIVEIRA, J. G. M. Educação Física e o Ensino de 1º grau. São Paulo: EPU/EDUSP OMOTE, S. Reação de Mães de Deficientes Mentais ao Reconhecimento da Condição dos Filhos Afetados: Um Estudo Psicológico - São Paulo: USP 125p. PEREIRA, Olívia et alli. Educação Especial - Atuais Desafios. Rio de Janeiro: Interamericana Prevenção de Deficiências - APAES do Paraná 1989. [...]

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