Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

O ato de avaliar

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

RIBAS A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
11 páginas
Nível
Especializado
Consultado
114 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Objetivo
  3. Avaliação hoje: o que é necessário modificar?
  4. A associação entre o educar e o avaliar

Quando se fala em educação, comumente se imagina um ensino de qualidade, em qualquer série que seja e que possa ser aproveitado em todas as instâncias posteriores, seja a fim de se formar novos profissionais, seja em caráter técnico e assim sucessivamente.
Mas como saber realmente se esses alunos desde o ensino fundamental, até o ensino médio, e quando não na Universidade, realmente estão sendo formados de acordo com o que rege os padrões de ensino, e mais que isso, como esses alunos podem demonstrar que estão aprendendo?
Indagações como estas fomentam a mente de inúmeros professores, educadores, diretores, supervisores, enfim, pessoas que estão ligadas diretamente à educação. Portanto, desde os primórdios, concebe-se a avaliação como forma de descobrir até onde o aprendizado realmente está sendo assimilado pelo aluno.
A avaliação remete não só ao que o aluno aprende, mas também a tudo que necessita ser modificado em uma instância geral, ou seja, se o professor não ensina, se a didática é ineficiente, se existem recursos adequados ao aprendizado e assim sucessivamente. A avaliação portanto atende aos dois lados: alunos e professores.

[...] A importância da avaliação nos dias atuais é tamanha, que até mesmo a aprovação do indivíduo para um possível ingresso em sua carreira profissional dar-se-á através de provas, e mais que isso, o último ano do Ensino Médio, é totalmente direcionado a tais avaliações. Inúmeros professores direcionam seu conteúdo, suas avaliações e tudo que concerne ao ensino somente para provas já aplicadas em vestibulares anteriores. ?Luckesidefine pertinentemente esta forma de ensino:? O mais visível e explícito exemplo dessa pedagogia está na prática de ensino no terceiro ano do 2o. [...]


[...] Muitos pais e professores têm como principal concepção de escola, aquela que educa com disciplina, que não dá margens para o aluno se expressar e participar, ou seja aquela regida ao modo antigo, mas será que aquela escola realmente preparava os alunos e principalmente, será que em dias atuais é possível educar nossos alunos nessa concepção? Como seria sua reação? Como o professor deveria se preparar? Em primeiro lugar, antes de responder todas essas questões, é imprescindível que se saliente que em nosso país, não há vagas para todas as crianças, por mais que se faça, ainda há muito a se fazer e mais que isso, não há uma educação de qualidade, que atenda a tudo que eles realmente necessitem, portanto seria no mínimo um despautério inserir nestas instituições de ensino o sistema o qual se regia o ensino há 40 anos atrás. [...]


[...] 1998: p.24 e 25) Na verdade, o professor desvaloriza a importância do ato de estudar, o critério o qual comumente se atribui ao ato de estudar, portanto não é o mas sim o ou seja, ele não estuda porque quer se tornar um indivíduo melhor, porque as necessidades de mercado exigem, porque é imprescindível para os dias atuais, mas estuda se não irá ter más notas, se não a professora aplicará toda sua raiva sobre eles, se não o pai irá castigar, se não ele perderá os presentes que lhe foram prometidos e assim sucessivamente. [...]

Estes documentos podem interessar a você

O evento de colocação de grau do curso de administração em turismo da Universidade Católica de...

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  21/03/2007   |  BR   |   .doc   |   59 páginas

Avaliação da aprendizagem

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  24/03/2009   |  BR   |   .doc   |   29 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas