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O papel da leitura para a inclusão dos jovens na sociedade

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
33 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Como despertar no jovem o interesse pela leitura?
    1. A importância da escola na formação de Leitores
    2. Origem e importância da leitura
  3. Qual a importância da utilização de livros em sala de aula para os jovens
    1. Escola e Leitura
    2. A Leitura Na Escola: Compromisso de todas as áreas?
    3. Tentativas para solucionar as dificuldades
    4. Leitura como fonte de informação e prazer
    5. A Importância da literatura
    6. A Literatura e o jovem
  4. Metodologia e pesquisa de campo
    1. Descrição da coleta de dados
    2. Analise da coleta de dados
    3. Análise da Pesquisa feita com alunos
  5. Conclusão
  6. Referências bibliográficas

Na realidade de um país como o Brasil, de dimensões continentais, cujas origens deitam raízes em uma sociedade escravocrata e excludente, a questão da formação de leitores e escritores constitui-se uma questão, sobretudo, política.
Ao analisarmos o mercado editorial de nosso país, nos deparamos com a triste realidade de uma ultrajante desigualdade do acesso ao livro: mais de setenta por cento dos livros publicados ao ano são didáticos, dispomos de 2.008 livrarias, cerca de uma para cada 84,4 mil habitantes, número que tende a diminuir em função da crise editorial, distribuídas desigualmente pelo território nacional.
Segundo Dauster (1999: 180), a quantidade de bibliotecas públicas é de aproximadamente 3.000 para 22 milhões de brasileiros alfabetizados quando, segundo orientações da UNESCO, a relação tolerável seria de uma biblioteca para cada 12.000 habitantes. Para se alcançar o ideal, seria necessária a criação de aproximadamente 2.000 unidades, o que significa dizer que dispomos hoje de pouco mais da metade do índice recomendável.
A conclusão que podemos chegar a partir destes dados é que hoje, no Brasil, o acesso a livros ainda é extremamente desigual, constituindo-se privilégio de poucos e, o desenvolvimento das competências da leitura e da escrita, um sinal de distinção e poder.

[...] O Capítulo III, aborda uma pesquisa de campo, feita com professores e alunos a fim de verificar como os educadores vêem a leitura dos jovens como esses mesmos jovens pensam sobre o papel da leitura para sua inclusão na sociedade. CAPITULO I - COMO DESPERTAR NO JOVEM O INTERESSE PELA LEITURA? O tratamento da leitura e da escrita, bem como da linguagem tem ocupado espaço nas pesquisas de alguns pensadores como Paulo Freire, Piaget, Vigotsky. São estudiosos que se preocupam em estudar como o indivíduo entende, pensa, escreve e fala, como se dá o processo para tal. [...]


[...] Embora as respostas foram dadas de forma diferente, estão dentro da linha de Paulo Freire, que respeita o aluno em seu aprendizado além de aproveitar a sua bagagem de vida, que o alunos já trazem para a escola Na sua opinião os alunos fazem uma leitura cotidiana? Que tipo de leitura? PROFª. ?A.C. Sim, o aluno tem acesso a todo tipo de leitura, porém ainda não é consciente disso, que está cercado pelo mundo da informação?. PROFª. A.O.A. ?Muitos poucos. [...]


[...] Destarte, o professor como sendo grande responsável pelo processo ensino aprendizagem dos alunos e pela adoção da leitura que estes fazem em sala de aula, deve atentar também para a qualidade de suas aulas, através de práticas criativas e dinâmicas, em que se torne interessante incentivar e implementar a pesquisa dos alunos de mais de um livro didático. Tal ação fará com que estes se tornem construtores de seu próprio espaço- conhecimento. Por esta mesma linha de pensamento, a articulação dos conteúdos dos livros didáticos, de maneira a que ocorra uma interação com situações de seu cotidiano, estimulará os alunos a refletirem sobre a realidade circundante de modo a que percebam, com uma leitura critica, os significados subjacentes de cada texto ou situação. [...]

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