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Relação escola família

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
22 páginas
Nível
Especializado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Reflexões sobre a família e a escola
  2. A participação comunitária na escola pública no contexto das reformas educacionais
  3. O projeto amigos da escola

O entendimento de que a escola não é um órgão isolado do contexto global, deve estar presente no processo de organização de modo que as ações a serem desenvolvidas estejam voltadas para as necessidades comunitárias.
Falar sobre a participação da comunidade na escola pública não é exatamente um assunto novo. Nos últimos anos muito tem se falado sobre a relevância dessa participação. Expressões como "gestão compartilhada", "administração participativa", "democratização da gestão escolar" vêm fazendo parte da agenda da direção de escolas públicas orientadas pelas políticas do setor educacional.
Essa nova mentalidade gerou a implantação de políticas sociais que passaram a garantir a participação de pais e do conjunto da comunidade escolar na gestão da escola. Outros motivos decorrentes da própria sociedade fizeram surgir por parte da iniciativa privada, de organizações não governamentais e de parcerias destes com órgãos públicos, propostas participativas no setor público educacional.
Propostas de participação da comunidade se intensificaram, especialmente devido a insatisfação quanto ao caótico quadro que já se vislumbrava no ensino público brasileiro, gerado em grande parte pela incapacidade e ineficiência do Estado em gerenciar e atender o setor.
Sob pressões da sociedade civil e interesses políticos, as administrações públicas do setor educacional voltaram sua atenção para a escola, que passou a ocupar o centro das preocupações das reformas educacionais.

[...] Apesar de entender que qualquer motivação de participação social seja, em maior ou menor grau o reconhecimento de não se ignorar mais a emergente problemática de os cidadãos, usuários ou beneficiários, terem o direito de participar da escola pública, e de o modelo de participação da escola. REFERÊNCIAS BORDENAVE, Juan E. Diaz. O que é participação? Col. Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense BRASIL, Plano Decenal de Educação para Todos. Brasília: MEC Edição viabilizada pela Associação Brasileira de Editores de Livros para toda rede pública de ensino. [...]


[...] Ao efetuar o cadastramento, a escola recebe completo material de apoio para a implantação do projeto. O material consiste de um conjunto de manuais com informações e sugestões para a elaboração dos planos de ação para o trabalho voluntário e parcerias. Compreende sete fascículos com orientações sobre como organizar o trabalho voluntário dentro da escola e como interagir com a comunidade e formar parcerias. Como parte do serviço de divulgação, a escola tem seu nome anunciado como participante do projeto em diversos locais públicos e em página da internet, podendo a partir daí ser procurada por pessoas e instituições interessadas. [...]


[...] Assim, mecanismos legais e institucionais vêm intensificando a convocação da sociedade civil para a participação na escola pública. Por força da mídia, a participação da comunidade na escola pública tem encontrado eco. Especialmente a mídia televisiva e impressa tem contribuído de forma eficiente na divulgação e convocação da sociedade civil, dedicando elevado grau de atenção sobre o tema. Propagandas sobre o tema têm sido veiculadas em horário nobre, evidenciando o valor dessa ação. Tanto para o cidadão comum quanto para o profissional da área da educação, anúncios publicitários diariamente imprimem o valor da participação social na escola pública pela ação voluntária. [...]

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