Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Trabalhando a leitura no ensino fundamental

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
19 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. O surgimento da leitura e seu desenvolvimento no Brasil
    1. O que é leitura
    2. Tipos de leitura
  2. A importância da utilização de livros em sala de aula
    1. As dificuldades da leitura em sala de aula
    2. Como ensinar o aluno a ler
    3. Tipos de leitura dentro da sala de aula: leitura mecânica
    4. O embasamento metodológico para o professor no ensino da leitura
  3. Pesquisa de campo
    1. Entrevista dos professores
    2. Análise da entrevista dos professores
    3. Análise da entrevista dos alunos
    4. Análise geral das entrevista
  4. Conclusão

Estamos em uma época em que, em nome do prazer da leitura, iniciativas como a abolição das fichas de leitura, eliminação de provas sobre livros lidos, a indicação livre para toda a turma, são bastante comuns. Mesmo sabendo que por trás do prazer da leitura existem interesses de cunho mercadológico, além de reconhecermos a necessidade de mudança no tratamento com a literatura na escola, o apelo à modernidade representa a compreensão de que não se pode mais impor a leitura de textos do agrado do professor ou diretor de escola.
Sabemos que a escola é o local onde a maioria das crianças passa a ter um acesso mais freqüente aos livros, visto que a aquisição dos mesmos não é acessível a todas as camadas da população e, em nosso país, não faz parte da nossa cultura ter acesso freqüente às bibliotecas públicas.
A leitura oferece à criança, além da oportunidade de contato com o lúdico, o despertar da atenção, do raciocínio, da criatividade e permite à criança um contato autentico com a escrita.
A realidade de nossas escolas públicas é que poucas crianças, hoje, trazem para a escola a experiência de contatos com textos escritos ou mesmo com histórias contadas. A escola, então, tem a seu cargo possibilitar viagens pelos países imaginários, apresentando à criança o mundo da literatura.
A leitura está ligada ao homem da mesma forma que a pele ao corpo, pois a própria história de vida humana está pontuada por documentos escritos, registrados desde as nossas origens até os atuais acontecimentos. Saber ler implica não somente em decifrar as palavras, os símbolos escritos, mas também compreender o significado que as palavras adquirem quando estão juntas umas das outras, ou seja, interpretar o que quis dizer o autor, questioná-lo, participar, interar-se da idéia alheia.

[...] Foi perguntado na primeira questão, como o professor do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série tem estimulado o seu aluno a leitura. Dos dez professores entrevistados, seis responderam que tem trabalhado com revistas, jornais, gibis e outros. Um deles respondeu que concientiza os alunos da importância de ler. Outro disse que a leitura é imposta, o que impossibilita o trabalho da leitura. Uma outra professora acha que trabalhar projeto de leitura é o caminho para que os alunos gostem mais de ler. [...]


[...] abordar as relações entre a literatura e ensino legitimando a função da leitura, sugerindo livros, assim como atividades didáticas, a fim de alcançar o uso da obra literária em sala de aula e nas suas casas com objetivos cognitivos, e não apenas pedagógicos; considerar o confronto entre a criação e o livro didático, tornando o último passível de uma visão crítica e o primeiro ponto de partida para a consideração dos interesses do leitor e da importância da leitura como desencadeadora de uma postura reflexiva perante a realidade. [...]


[...] Para finalizar essa pesquisa foi perguntado sobre os livros que o professor já dispôs para leitura, e foi pedido para que citassem três que recomendariam para seus alunos, nem todos professores citaram três livros, mas todos mostraram que tem lido pelo menos um livro no ano Análise da entrevista dos alunos Na entrevista realizada com os alunos foi interessante sentir a curiosidade deles em participar da entrevista, principalmente daqueles que gostam de ler. Na primeira pergunta sobre se a sua escola tinha uma biblioteca, com grande variedade de livros de aventuras, contos, suspense e outros gêneros, todos responderam que sim. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas