Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A dislexia no ensino fundamental

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
23 páginas
Nível
Especializado
Consultado
8 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Dificuldades de aprendizagem
  3. Dislexia
    1. O fenômeno da dislexia no ensino fundamental
    2. A Dislexia e a educação especial
    3. A dislexia e a intervenção pedagógica
    4. Dislexia Congênita ou Inata
    5. Dislexia Adquirida
    6. Dislexia Ocasional
    7. Pessoas famosas que são disléxicas
  4. Estudo de campo
    1. Resultados
  5. Conclusção
  6. referências

A partir do séc. XIX começaram a surgir preocupações por diversos autores com crianças que apresentavam fracassos apenas na aprendizagem da leitura e que, no entanto, não possuíam quaisquer deficiências capazes de explicar a dificuldade para ler.
Com o decorrer dos anos, surgiram inúmeras correntes de pensamento envolvendo experiências e fases teóricas de cada autor, o que resultou em varias definições formuladas, sendo uma delas a Dislexia.
O interesse pelo tema, ?A Dislexia no Ensino Fundamental?, surgiu da experiência em sala de aula, onde o fenômeno de crianças com dificuldades de aprendizagem é corriqueiro.
As dificuldades de aprendizagem podem significar uma alteração no aprendizado específico da leitura e escrita, ou, alterações genéricas do processo de aprendizagem, onde outros aspectos, além da leitura e escrita, podem estar comprometidos (orgânico, motor, intelectual, social, emocional).
Sabendo-se que, a dislexia refere-se à dificuldade extrema na aquisição das competências de leitura. Reflete-se na dificuldade com o próprio ato de ler e também na compreensão da leitura.
E que, as manifestações mais comuns são: pronúncia com arritmia, sincopada, silabada; entoação inadequada; palavras mal agrupadas; cortes, hesitações e pontuação não respeitada; interpretação impossibilitada ou prejudicada; análise e síntese impossibilitada ou prejudicada; reconto e/ou resumos dificultados.

[...] No Exame Psicomotor, a criança apresentou desempenho compatível com sua idade cronológica para coordenação dinâmica geral e controle segmentário do próprio corpo. Observou-se um leve rebaixamento em coordenação das mãos e linguagem e um rebaixamento severo em organização espacial. No teste de Audibilização M.B.M apresentou dificuldade em discriminação fonemática (trocou por por e por em memória de relatos, e organização sintático-semântica. No Inventário de Capacidades Primárias, apresentou domínio quanto a conceitos de classes, posição em conceitos de espaço e conceitos descritivos. [...]


[...] Por isso, diagnosticar, avaliar e tratar a dislexia, conhecer seu tipo, sua natureza, é um dever do Estado e da Sociedade e um direito de todas as famílias com crianças disléxicas em idade escolar A dislexia e a intervenção pedagógica A dislexia é uma síndrome pouco conhecida e pouco diagnosticada por pais e educadores, especialmente os pedagogos e médicos, que se voltam ao desenvolvimento cognitivo das crianças na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). A dislexia é considerada também, uma perturbação ou transtorno ao nível de leitura. [...]


[...] É possível o disléxico sobressair-se muito em Artes/Esportes e é este o caminho mais acertado a seguir Dislexia Adquirida É a Dislexia que vem através de um acidente qualquer, como exemplo, temos "Anoxia Perinatal", "Anoxia" por afogamento, (obs: Anoxia é falta de oxigenação no cérebro), Acidente Vascular Cerebral popular derrame) e outros acidentes/distúrbios que podem causar uma Dislexia Adquirida. Neste caso, o indivíduo que antes lia e escrevia normalmente, passa a ter períodos/fases de Dislexia. Nestes períodos, ele não consegue ler/escrever ou o faz com muita dificuldade, tem falhas de memória e pode também apresentar problemas de lateralidade. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Dificuldade de leitura e escrita no ensino fundamental

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  26/10/2007   |  BR   |   .doc   |   23 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas