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A educação musical na atualidade

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
10 páginas
Nível
Especializado
Consultado
71 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Educação para a música ou música, para a educação?
  3. A música na atualidade
  4. Para que serve a música?
  5. A melhor forma de aprender música
  6. As escolas pedagógicas musicais: propostas e filosofias
  7. Música e tecnologia

Introdução

Como em qualquer outra área do conhecimento humano, e mais particularmente, como em qualquer setor dentro da Pedagogia, a Educação Musical no século XXI se assemelha a uma colcha de retalhos na qual se entrecruzam tendências diversas, algumas seculares. Tais tendências, muitas vezes conflitantes entre si, foram (e ainda são) mal-compreendidas, ou deficientemente assimiladas pelas pessoas em geral, pelos educadores formais e informais, e até pelos professores de música.
Grosso modo, pode-se verificar a falta de uma didática consciente, na medida em que o despreparo dos profissionais ? refletido em altos índices de fracasso e insatisfação dos alunos ? aponta para uma espécie de indigência pedagógica. Neste quadro pouco animador, em que autodidatismo, o ?achismo? e o experimentalismo (no mau sentido) grassam, o próprio papel da música e dos músicos dentro da sociedade incita a um debate amplo e inadiável.
O único remédio que pode ser prescrito sem nenhuma contra-indicação é o conhecimento de causa: a informação precisa e interpretada objetivamente, sem radicalismos, ou preconceitos. Assim, a reflexão contextualizadora sobre fatos históricos e científicos, passados e presentes poderia servir de base para a consolidação de uma verdadeira filosofia de ensino à música.

[...] Isto não impede que sejam tecidas algumas considerações gerais sobre as mudanças a serem implementadas no campo da educação musical: Considerações Finais A música é um assunto que não interessa só aos músicos, pois enquanto direito a ser usufruído pelo ser humano (patrimônio cultural universal), tanto para reflexões intelectuais, quanto por seu valor na expressão pessoal dos sentimentos, a música de qualidade deve estar sempre presente no processo educacional, visto ser insubstituível por qualquer outra forma de conhecimento da realidade. [...]


[...] Na composição musical propriamente dita que, utilizando-se de algoritmos e procedimentos pré-definidos, consegue simular estilos composicionais, ou produzir criações musicais inteiramente novas. Na pedagogia musical permitindo, mediante interação homem- máquina, a assimilação de conceitos teóricos da música, ou ainda, a exercitação prática monitorada por sistemas cada vez mais precisos. Embora ainda haja baluartes conservadores resistindo à idéia de aderir tão pronta e amplamente às novidades que surgem, é de se esperar que a tecnologia se integre, cada vez mais, ao trabalho dos músicos, na medida em que estes aprendam efetivamente a usá-la que não parece ser nada difícil). [...]


[...] Aqui, caiba talvez, um rápido levantamento deste processo As escolas pedagógicas musicais: propostas e filosofias É ponto pacífico, entre os historiadores, o fato de que nossa cultura e civilização tiveram, como berço, a Grécia Clássica, embora seja preciso atentar, também, para um aspecto raramente mencionado: a influência da concepção oriental na música mística, mágica, religiosa que ainda permeia, de alguma forma, nosso modo de ouvi-la, hoje inclusive. Existe uma correspondência clara entre a "teoria dos afetos"[1] e a concepção hindu dos seqüências melódicas associadas a um caráter específico. [...]

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