Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A importância da metodologia para o processo ensino - aprendizagem

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
58 páginas
Nível
Especializado
Consultado
7 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Reflexões sobre a educação
  3. Histórico
    1. Teoria piagetiana
    2. Teoria do conhecimento
    3. Teoria montessoriana
    4. Teoria de freinet
    5. Teoria de decroly
    6. Teoria de vygotsky
  4. Diferença entre métodos, metodologias, técnicas e teorias traduzidas em métodos
    1. Métodos
    2. Técnicas
    3. Metodologias
    4. Teoria
  5. Importância da metodologia para se passar a teoria
    1. O que é metodologia
    2. Os caminhos da metodologia
    3. Método científico 1 - um ordenado caminhar às apalpadelas
    4. Método científico 2 - na procura do método da pessoa
    5. Caminhos e descaminhos...
    6. A metodologia dos anos passados
    7. A questão da metodologia do ensino
    8. O ensino na modernidade
  6. Apresentação dos resultados

Este estudo trata-se de uma avaliação sobre a importância da metodologia para o processo ensino-aprendizagem. Para a realização do mesmo foi feita uma pesquisa bibliográfica, consultando autores como Danilov, Gramsci, Marquez, Nérici, Rays, Saviani e Wachowicz e pesquisando também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais e as orientações contidas no Currículo Básico da Escola Pública do Paraná. Foi feito uma pesquisa de campo, entrevistando 48 professores de Escolas e Colégios Estaduais de Londrina ? Pr na qual enfocou-se desde a própria formação do professor como a opinião dele quanto à importância e capacidade de aplicação das novas leis brasileiras de educação. O resultado a que chegou-se foi que a maior parte dos professores está tentando se acostumar com as novas tendências da educação, mas para isso é necessário uma mudança gradual. Os mesmos aprovaram na nova LDB e no PCN principalmente a parte que tange à novas possibilidades de conteúdos e novos métodos de avaliação, de forma que a sua aula se torne mais próxima da realidade do aluno. Porém enfrentam ainda problemas de ordem estrutural como hora-atividade, falta de recursos audio-visuais e outros que gostariam de poder contar para o bom desenvolvimento da aula.

[...] As aplicações da teoria do desenvolvimento de Piaget encontram-se muito difundidas no campo pedagógico e na explicação da evolução da conduta cognitiva, embora o autor não tenha pretendido construir uma teoria pedagógica Teoria do Conhecimento Piaget afirma que a inteligência é um processo de adaptação, pois para ele existe completa interdependência entre um organismo vivo e o ambiente em que ele vive. O organismo e seu ambiente estão empenhados em um contínuo processo de ação e reação, cada um em relação ao outro. [...]


[...] Quando você tem que falar sobre algum texto teórico da disciplina que você leciona, por exemplo, primeiramente: ( ) pede que leiam o texto ( ) fala sobre o assunto ( ) faz perguntas ( ) mostra na prática ( ) Outra forma: Para você as aulas práticas chamadas de ?laboratório' , são: ( ) boas para o início ( ) atrapalham no cumprimento dos conteúdos ( ) não dá aula prática ( ) acha que dificulta manter a ( )devem ser dadas no final, como reforço da aprendizagem ( )Outra forma: Quando o aluno, traz de casa uma matéria com algum texto e não é esse o assunto tratado no momento, você : ( ) pede para ele levar de volta ( ) guarda na escola, para uma ocasião propícia ( ) interrompe o que está dando, para explicar sobre o mesmo ( ) Outra forma: Na hora do planejamento bimestral, você considera : ( ) o que o currículo básico determina ( )as experiências dos alunos ( continuação do assunto do outro bimestre ( ) o assunto que está em voga no momento, (ex anos do Brasil, SIDNEI 2000 ) ( ) aquilo que está no livro adotado ( ) Outra forma: Para a avaliação do aluno, você considera : ( ) as provas ( ) atitudes em aulas práticas ( ) conhecimentos extras curriculares ( ) as perguntas/ respostas em sala de aula ( ) Outra forma: Para dar uma aula prática você acha necessário mapas, globo terrestre, filmes, cartazes, etc . [...]


[...] É a partir dessa visão de método aliada ao pressuposto de que todo processo de ensino pressupõe ordenação de princípios e de normas para o seu desenvolvimento, que surge a importância do método de ensino no âmbito da educação escolar. Necessita-se então, do método de ensino desde que seja um meio concreto para o alcance de metas educativas e coadjuvantes na transmissão e na assimilação do conhecimento elaborado - da educação - de forma mais coerente e organizada. O método de ensino passa a ser, assim, um dos elementos possíveis para a estruturação dos caminhos a serem percorridos pela ação didática. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Importância da interpretação de enunciados no processo de ensino e aprendizagem

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  28/06/2007   |  BR   |   .doc   |   79 páginas

A importância da sala de recursos para a educação inclusiva

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  17/07/2007   |  BR   |   .doc   |   39 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas