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As concepções da alfabetização e da aprendizagem

Informações sobre o autor

 
Nível
Especializado

Informações do trabalho

Evoneth Patricio M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. A escola e seu papel social
    1. A construção do conhecimento
  3. compreendendo as concepções do conhecimento em relação à aprendizagem e alfabetização
    1. Nível pré-silábico
    2. Nível silábico
    3. Nível silábico-alfabético e silábico
  4. As concepções da aprendizagem

Este trabalho fala da necessidade da criança construir seu conhecimento na leitura e a escrita e quais são as dificuldades encontradas neste processo. É possível encontrar crianças na 1a série em diversas fases de aprendizagem e com diferentes dificuldades em relação o processo da aquisição da leitura e da escrita. É preciso, no entanto, situar o nosso momento: educamos no contexto de novo século, com demandas diferenciadas e que se alteram em um dinamismo irrefreável, fruto das transformações e dos avanços em uma sociedade em constante mudança.
Vivemos hoje novas orientações e desafios: a educação não cabe apenas repassar ou transmitir conhecimentos, mas favorecer a formação humana, desenvolvendo as potencialidades dos sujeitos, por meio de uma aprendizagem que conduza os alunos a aprender a pensar e a aprimorar habilidades necessárias ao enfrentamento com o mundo que ora se apresenta. Este trabalho, além de servir de orientação para novas práticas pedagógicas, poderá servir também de suporte para trabalhar com alfabetização e procuram entender pontos de dificuldades dos alunos na aquisição do letramento.

[...] Ela já consegue aceitar que a sílaba é composta de letras que devem ser representadas distintamente, e se torna capaz de perceber outras características da comunicação gráfica, tais como as diferenças entre letras, sílabas, palavras e frases, ainda que ela falhe nessas representações. Vale a pena ressaltar que, crianças que mostram uma seqüência de três níveis evolutivos; em outras, uma seqüência apenas de dois níveis por exemplo, do pré-silábico ao silábico, ou do pré-silábico ao silábico alfabético, saltando um nível; ou ainda, em menor número, crianças que passam diretamente do nível pré-silábico ao alfabético AS CONCEPÇÕES DA APRENDIZAGEM O ser humano não aprende sozinho, portanto, não se educa sozinho. [...]


[...] geral, não saber fazer de seus alunos bons leitores, traz conseqüências graves para o futuro destes, que terão enormes dificuldades no cotidiano de sua vida escolar e pessoal, onde a leitura e a escrita se faz necessárias a todo instante e serão fortes candidatos não só ao insucesso escolar como também sofrerão o processo da exclusão na sociedade na qual estão inseridos A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Segundo alguns autores como FERREIRO (1998), ?alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da escrita e letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita?. [...]

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