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As instituições de ensino, professores e a PCNs

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
27 páginas
Nível
Especializado
Consultado
236 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
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  1. Introdução
  2. Histórico
    1. Responsabilidade social
  3. Estudo de caso
    1. Análise dos dados
  4. Levantamento teórico
  5. Sugestões apresentadas
    1. Energia elétrica, água e gás
    2. Telefonia

O trabalho mais constante e informativo, porém, foi o estudo, mesmo que não tão aprofundado, dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNs), documento elaborado pelo MEC com a finalidade de divulgar às instituições de ensino e professores suas propostas de acordo com as exigências do Estado e, é claro, com as reais necessidades dos estudantes.

É interessante ainda dizer que o contato com as propostas dos PCNs foi muito proveitosa, pois teve ligação direta com as experiências práticas feitas no estágio gerou as reflexões e questionamentos que guiam este estudo.
Ainda no que se refere à disciplina teórica, fez-se estudos acerca de como se trabalhar cada uma das habilidades (leitura, escrita, compreensão oral e produção oral), com mais ênfase na habilidade de leitura, uma vez que segundo
os PCNs, deve ser a privilegiada devido à realidade social dos educandos. Depois, elaboramos planos de unidades de acordo com o que foi estudado e discutido.
Agora, no que se refere à disciplina prática, as atividades feitas foram as seguintes: observação de 6 aulas ministradas pelo professor da turma (no caso, a 5º série A do Colégio Nossa Senhora de Lurdes), encontros semanais para discussão e troca de experiências e regência, na turma observada, de 28 horas-aula.

[...] Conhecimento de mundo: diz respeito ao conhecimento que o indivíduo tem das coisas e situações, já seja por vivenciá-las ou por ouvir falar delas; por exemplo, os alunos podem ter conhecimento do que seja um cinema, um supermercado, um posto de gasolina, uma rodoviária, etc; e de como se atua em cada um desses lugares; porém, há de considerar-se que tal conhecimento não é igual de pessoa para pessoa, ao contrário, é variável de acordo com as experiências e vivências de cada um, ainda que em determinados casos, como, membros de uma mesma família, ou indivíduos com a mesma profissão, possam dar a idéia de possuir mais conhecimento de mundo em comum, pois tiveram experiências em comum, as quais vem reforçar essa idéia. [...]


[...] A parte superior da capa ( acima do nome) , perguntando aos alunos quais as palavras que facilitaram a compreensão da mesma; a manchete que se encontra cobrindo parte do nome da revista e a possível causa de tal manchete estar localizada onde está. Passar à parte inferior da revista onde estão localizados uma série de países nos quais a revista é vendida. Perguntar se ela é vendida no Brasil e quanto custa. Finalmente chegar à ilustração, perguntando de quem acham que se trata, qual a expressão do rosto, que tipo de roupa está trajando, etc . [...]


[...] O processo da transposição didática do nível do sistema educacional sobre o qual os PCNs discorre para o nível de sistema de ensino, ou seja, já na instituição, prevê mudanças, transformações e adaptações para acomodar as noções teóricas discutidas. Segundo BRITTO (1998), alguns aspectos cruciais a serem questionados e considerados para possibilitar tal processo são: - aparelhamento da escola - avaliação do sistema educacional - estabelecimento de currículo -.formação profissional -seleção e elaboração de material" Usando esses mesmos aspectos comentados por BRITTO(1998) em relação ao ensino de língua portuguesa, passo a seguir, a fazer uma breve análise dos mesmos para o ensino de língua estrangeira. [...]

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