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As perspectivas diante do letramento da alfabetização vistos como um processo

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
17 páginas
Nível
Especializado
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Letramento e alfabetização
    1. A escola e o letramento
  2. Metodologia e estratégias
    1. Sujeito letrado em oposição ao sujeito alfabetizado
    2. A inserção do letramento na escola
    3. A concepção dos professores da diferenciação entre alfabetização e letramento
    4. Conseqüências em ser alfabetizado ou letrado
  3. Análise e discussão dos dados
    1. Análise dos resultados
  4. Considerações finais

A presente pesquisa se insere na área de língua portuguesa e diz respeito ao tema: Letramento e Alfabetização. Como título apresenta-se: ?As perspectivas diante do letramento da alfabetização vistos como um processo?.
Desde o momento em que começamos a juntar letras e formar palavras, a tendência natural deveria ser nunca mais pararmos de adquirir competência lingüística. Ou seja, nos tornarmos cada vez mais capazes de utilizar a língua como instrumento para expressar nossos pensamentos e nossas idéias, para defender nossos pontos de vista, saber argumentar. E, naturalmente, também para poder ler e compreender o que os outros dizem ou escrevem. É através desse exercício permanente que se adquire o prazer de ler.
Assim, apresenta-se o tema ?Letramento e Alfabetização? que se propõe a aprofundar a análise das suas relações, indagando os percursos que fizeram crianças passarem de uma série a outra, se tornando adolescentes e adultos sem alfabetização.
Hoje não basta ser alfabetizado na concepção clássica do termo, que se resume a dominar pura e simplesmente a mecânica da leitura e da escrita. A pessoa pode ?saber? ler e escrever e ser um analfabeto funcional, ou seja, não saber fazer uso da leitura e da escrita. Por isso hoje se fala em letramento, termo usado para definir um novo conceito de alfabetização e que, embora ainda não esteja nos dicionários, traduz o acesso permanente à leitura, que só ocorre com o uso e desenvolvimento contínuo das habilidades de leitura e escrita. O tema letramento vem sendo objeto de pesquisas e publicações no Brasil a partir da segunda metade dos anos de 1980, basicamente. Os estudos do letramento preocupam-se com usos e funções sociais da leitura e da escrita.

[...] A professora precisa estar atento ao aluno, fazendo leitura individual, pedindo para ele escrever e analisando tudo isto com muita dedicação. Profª. L.M.O. Através de atividades diárias. Profª. M.I.T.B.B. Leitura Textos e interpretação. Profª. L.R. Trabalhar com textos escritos, recortes de anúncios publicitários, gibis etc. Somente a professora A. O . respondeu próximo ao que Magda Soares fala de letramento, os demais professores se mostram confusos com a questão e responderam, no meu ponto de vista, um pouco fora da questão Como ocorre a alfabetização e o letramento em seu grupo de alunos? Profª. A.O.A. [...]


[...] Para Soares (2001), letramento é estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais?. Alfabetizar é ?ensinar a ler e a escrever, é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever?. ?Alfabetização a ação de alfabetizar Segundo esta autora, o tema letramento vem sendo objeto de pesquisas e publicações no Brasil a partir da segunda metade dos anos de 1980, basicamente. Para Soares (2001), alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita. [...]


[...] Ao mesmo tempo, dentro de uma visão dialética, torna-se uma causa de transformações históricas profundas, como o aparecimento da máquina a vapor, da imprensa, do telescópio, e da sociedade industrial como um todo A escola e o letramento Há bem pouco tempo atrás, falava-se apenas em alfabetização, e nos livros, jornais, etc entendia-se que a alfabetização englobava tudo, o saber ler, o escrever, o entender mas, a verdade não era essa. Muitos autores consideravam o alfabetizado como letrado, o que não condizia com a realidade. [...]

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