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Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
26 páginas
Nível
Especializado
Consultado
11 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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5
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  1. Avaliação da aprendizagem
    1. Conceito de Avaliação na Aprendizagem
    2. Histórico da avaliação
    3. Função da avaliação
    4. Sistemas de Avaliação
    5. Avaliar e medir: há diferença?
    6. Concepções Pedagógicas
    7. A importância da observação
    8. O erro e a avaliação da aprendizagem escolar
  2. A competência do educador na avaliação
    1. Avaliação contemporânea
  3. Avaliação de aprendizagem no ensino fundamental de 1ª a 4ª série
  4. Conclusão
  5. Referências

Nos últimos anos, as questões referentes à avaliação passaram a ter um crescente papel de protagonista, até se converterem em um dos focos prioritários de atenção nas análises, reflexões e debates pedagógicos e psicopedagógicos.
Expressões e conceitos como os de avaliação inicial, formativa e somatória passaram a fazer parte, em grande medida, da bagagem profissional.
Conscientiza-se de que há diferentes tipos de avaliação e de que ela pode e deve desempenhar funções diferentes, e por isso que é necessário, conseqüentemente, utilizar procedimentos e técnicas de avaliação igualmente diferenciadas.
Percebe-se que, com essas mudanças, os educadores ficam perdidos, pois se sentem atingidos. O desrespeito para com eles é evidente, pois cada vez mais perdem o poder e a autoridade.
De qualquer forma, a temática de avaliação tem ocupado bastante espaço. Nunca se falou tanto de avaliação como nesse momento, o que pode ser até perigoso, porque do ponto de vista da escola, o mais importante é o projeto político-pedagógico, a questão do desenvolvimento e da formação humana, da cidadania, da construção do conhecimento.
Esta monografia trata da “Avaliação da Aprendizagem” tendo como delimitação “Avaliação de Aprendizagem no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série”.
O grande problema da avaliação, a partir de sua criação é o consenso ou sua falta, de como avaliar, de que maneira ou sobre que níveis de exigência se avaliar.
A avaliação acende paixões, já que durante séculos estigmatizou a ignorância de alguns, para melhor celebrar a excelência dos outros. Assumindo gradativamente a postura seletiva, classificatória, a avaliação escolar para alguns adultos faz recordar momentos gratificantes, construtivos, enquanto que para outros as verificações escolares evocam tristeza, humilhação, exclusão. Como questão apresenta-se: Quais as dificuldades encontradas pelo educador na avaliação da Aprendizagem no Fundamental na Aprendizagem nos alunos da 1ª a 4ª série?
A relevância do estudo se pauta na convicção de que as atividades na prática da avaliação da aprendizagem têm o destino de possibilitar a manifestação, ao educador e ao próprio educando, da qualidade de sua possível aprendizagem, mas possibilita também ao mesmo tempo, o aprofundamento da aprendizagem.
Busca-se realizar um diagnóstico geral sobre a aplicação prática da avaliação, bem como demonstrar dificuldades encontradas na feitura de uma avaliação conseqüente, durante o processo de construção da aprendizagem. A escolha desse assunto deveu-se por crer-se ser esse um mecanismo direcionador decisivo no decorrer da vida estudantil do indivíduo.
A metodologia utilizada reuniu autores que tratam do assunto partindo de uma visão genérica sobre o que se entende por avaliação.
Apresenta-se como objetivo geral analisar as práticas de avaliação em uso para poder traçar um esboço da avaliação considerada ideal.
No primeiro capítulo apresenta a avaliação da aprendizagem, com conceituações de alguns teóricos, faz uma retrospectiva sobre avaliação no Brasil, fala sobre sua função, as concepções pedagógicas, a importância da observação, fala sobre o erro na avaliação.
O segundo capítulo aborda as competências do educador na avaliação e como pode ser analisada a avaliação contemporânea
E, por fim no terceiro capítulo procura fazer um diagnóstico de como deve ser a avaliação de aprendizagem no ensino fundamental de 1ª a 4ª série.

[...] Avaliação da aprendizagem no regime de progressão continuada: O que dizem os alunos. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo BELLO, José Luiz de Paiva. Avaliação da Universidade: mais um equívoco da política educacional do MEC Pedagogia em Foco. Disponível em: Acessado em 10/05/2007. BRASÍLIA, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, SEF CARVALHO, de Paes Cynthia. Avaliação, ciclos e promoção na educação. Disponível em: Acessado em 05/05/2007. COSTA, Vera Lúcia Cabral (org). [...]


[...] E a tradução de uma avaliação não se reduz a meros símbolos marcados (notas, conceitos ou menções), mas pode também ser expressa em descrições qualitativas Concepções Pedagógicas Três pontos importantes fazem parte da construção da aula e sobre os quais o educador focaliza sua ação: - o foco na aprendizagem individual e coletiva do aluno; - o foco na construção das interações educador/aluno; - o foco no desempenho do próprio educador na construção da aula. O educador observa, direcionando o foco das suas atenções a esses três pontos. [...]


[...] Em numerosas outras formas de avaliação, que o educador poderá criar, observando e registrando, sistematicamente (até mesmo no diário de classe), a conduta e produção intelectual do aluno em suas aulas AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª A 4ª SÉRIE Nos últimos anos, medidas governamentais têm sido tomadas para reverter os problemas atribuídos ao sistema educacional, tais como: a implantação dos ciclos e a progressão continuada, no Ensino Fundamental. Durante décadas a política educacional brasileira recaiu sobre a expansão das oportunidades de escolarização. [...]

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