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Escola e sociedade em contextos históricos diferenciados

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
8 páginas
Nível
Especializado
Consultado
109 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. A retórica antiga
    1. Os gêneros do discurso
  3. A decadência da retórica
  4. A nova retórica

Definir os fins educativos é definir, ao mesmo tempo, a sociedade, a cultura e o homem que se quer promover. Diferentes contextos socioculturais têm produzido, ao longo da história, diversos modelos de escola. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar algumas destas configurações.

Neste estudo, pode-se constatar que existe uma estreita conexão entre a escola e a sociedade. Esta sempre se organiza em função dos interesses das elites dominantes, em cada tempo histórico. Para cada tipo de sociedade, temos uma modalidade de escola: na Idade Média, existiu uma educação diferenciada aos nobres que queriam se tornar clérigos e outra dirigida aos artesãos e camponeses; na Revolução Industrial, surgiu a educação das massas mais disciplinadora em função do trabalho nas fábricas que estavam surgindo.
No século XX, a escola volta a ser organizada em perspectivas ?tayloristas?, visando à eficiência e produtividade, para a linha de produção nas fábricas.
Atualmente, em função da globalização e do ritmo acelerado dos acontecimentos em nossa sociedade, a escola deverá proporcionar uma formação mais abrangente, voltada para o multiculturalismo, e para a capacidade de filtrar as informações tão abundantes.
Mesmo que persista a tendência individualista, aparecem nítidas preocupações com os fins sociais da educação e a necessidade de se preparar a criança para a vida em sociedade. Deve-se enfatizar a relação de bem-estar social, estabilidade, progresso e capacidade de transformação. Daí, o interesse pelo ensino técnico e pela expansão das disciplinas cientificas, mas também por disciplinas que trabalhem valores éticos e humanísticos.

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