Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Leitura: estratégicas e sugestões didáticas

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
11 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Leitura
  3. As estratégias de ensino e compreensão da leitura
  4. Parâmetros curriculares nacionais: estratégias de leitura e sugestões didáticas
  5. Leitura e estratégias utilizadas na educação infantil

O Brasil é um país de poucos leitores. Isso sempre aparece na mídia e sabemos que, realmente, a população brasileira lê muito pouco. Entendemos que são várias as causas desse problema, que envolvem desde fatores econômicos até a falta de incentivo ou mesmo de aprendizagem da leitura.
Neste contexto, consideramos relevante, a princípio entender o que é leitura e que o hábito de ler pode ser aprendido.

[...] continuar compreendendo e aprendendo? Parâmetros Curriculares Nacionais: estratégias de leitura e sugestões didáticas Segundo os PCN estratégia de leitura é amplo esquema para obter, avaliar e utilizar informações. As estratégias são um recurso para construir significado quando se (BRASIL, 2001,v p. 53). Podem ser divididas em: estratégias de seleção, de antecipação, de inferência e de verificação. Estratégias de ?seleção' possibilitam ao leitor se ater apenas aos índices úteis desprezando os irrelevantes; de ?antecipação' permitem supor o que está ainda por vir; de ?inferência' permitem captar o que não está dito explicitamente no texto e de ?verificação' tornam possível o ?controle' sobre a eficácia ou não das demais estratégias (BRASIL v p. [...]


[...] Nesse sentido, podemos falar em leituras possíveis e em leitor que possui uma maturidade construída ao longo da intimidade com muitos e muitos textos, para quem cada nova leitura desloca e altera o significado de tudo o que ele já leu, tornando mais profunda sua compreensão dos livros e da vida. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa enfatiza que: A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, entre outros (BRASIL v p. [...]


[...] De forma resumida, as estratégias podem ser assim dividas: Antes da Leitura: Idéias gerais Motivação para a leitura Objetivos da leitura Revisão e atualização do conhecimento prévio Estabelecimento de previsões sobre o texto e Formulação de perguntas sobre ele. Durante a Leitura: Formular previsões sobre o texto a ser lido Formular perguntas sobre o que foi lido Esclarecer possíveis dúvidas sobre o texto Resumir idéias do texto Depois da leitura: Identificação da idéia principal Elaboração de resumo Formulação e resposta de perguntas Solé (1998, p. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas