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O brinquedo como elemento educativo nas atividades de educação ambiental

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

RIBAS A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
12 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução

O presente trabalho demonstra as diversas formas da utilização do brinquedo como elemento lúdico na Educação Ambiental. Para que isso ocorra é importante que os educadores conheçam as teorias do brincar, e os significados dos brinquedos, para que facilitem tanto o trabalho do educador como as atividades das crianças.
A Educação Ambiental é um processo educativo e lúdico que amplia o foco do sistema educacional. É um processo que insere a vida em seu amplo contexto à rotina educativa. Para que essa ação se concretize na prática é preciso que o Educador seja capacitado, e que tenha vontade do ato de brincar, porque quando a criança brinca, coloca o seu ?Eu? interior para fora, exteriorizando seus problemas no ato de brincar, através do seu mundo imaginário.

[...] A primeira é aprendida pela criança no contexto das experiências vivenciadas em seus ambientes, quando, por exemplo, os educadores quando utilizam o brinquedo como elemento educativo nas atividades de Educação Ambiental, Valsiner (1988, p.09). Isto significa que os educadores organizam os ambientes de vida das crianças de tal forma que promovem a transmissão cultural de acordo com suas significações, Schwartzman (1978, p.13). A compreensão e a percepção que o educador tem sobre a atividade de brincar da criança são guiadas por seus sistemas de significado cultural, Schwartzman (1978, p.13). [...]


[...] Já Santos diz que brincando e jogando, a criança reproduz as suas vivências, transformando o real de acordo com seus desejos e interesses, Santos (2001, p. 53). Por isso, pode-se afirmar que, por meio do brinquedo como elemento lúdico na educação ambiental a criança expressa, assimila e constrói a sua realidade, (Santos p. 53). Assim, é possível aprender qualquer disciplina através da ludicidade, a qual pode auxiliar no ensino de matemática, de estudos sociais, e de ciências, entre outras, (Santos p. [...]


[...] Piaget, diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática do brincar nas atividades de educação ambiental. A partir da experiência do brincar originam-se as relações sociais, os princípios da ética infantil, assim como os valores, a moral, o respeito ao próximo, a cultura que é passada de geração em geração, Piaget, (1998, p.120). Bronowski aponta que no brincar, a criança lida com sua realidade interior, quando brinca com os objetos brinca com sigo mesmo e com as pessoas que estão ao seu redor. [...]

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