Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Data de Publicação
09/10/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
16 páginas
Nível
Especializado
Consultado
274 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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O papel do livro didático

  1. Introdução
  2. A importância do livro didático
  3. Análise teórica sobre o livro didático
    1. Os aspectos negativos do livro didático
    2. A abolição dos livros didáticos
    3. Livro didático: bem ou mal?
    4. Sobre o programa nacional do livro didático
    5. Técnicas de pesquisa em texto
    6. Técnicas de pesquisa cruzadas

O papel do livro é de fundamental importância na vida escolar e social do nosso aluno. O desenvolvimento de um país reflete se na instrução educacional, pois isso terá sem sobra de duvida uma responsabilidade muito grande em todo sua estrutura fatura. Mesmo não sendo o elemento central do aprendizado, o livro didático tem parcela muito grande nessa questão, pois é um elo de ligação, professor e aluno. De posse desses conceitos iniciais, começamos aqui a verificar a possibilidade de trabalhar o livro didático de uma forma mais dinâmica. Para atingirmos esse fim, foram realizados estudos e pesquisas com nossos alunos que são a parte central desse tema.

[...] Na opinião do autor, o livro descartável, uma vez abolido, levaria para o fundo do abismo cultural uma série de males didáticos, inclusive o da acomodação e da preguiça de muitos mestres que, após anos e anos de trabalho, nada arquivaram, nada produziram, nada selecionaram e em nada facilitaram o próprio trabalho. A crença na própria capacidade de professor, de elaborador dos materiais responsáveis pelo crescimento dos alunos, é abolida pelos livros descartáveis com exercícios prontos, causando no professor uma profunda frustração. [...]


[...] Esse uso do livro facilita a massificação a crítica da informação, a ausência do confronto, a visão unilateral das questões. A solução seria, por um lado, lutar por melhores salários e melhores condições de trabalho. Na sala de aula e de imediato, uma estratégia é a utilização de diversos livros didáticos e outros, em que cada livro ocupasse o lugar de ser UMA fonte e não A fonte. Os pedaços de textos que aparecem nos livros de Português poderiam ter sua serventia para aprofundamento de estudos ou outras atividades, mas não substituem a leitura dos livros. [...]


[...] O professor, que normalmente tem de dar muito mais aulas do que o desejável, estará certamente numa situação de conflito: sabe que não pode simplesmente repetir as lições do livro didático, porque são inadequadas aos objetivos que ele pretende atingir com seus alunos; não tem, muitas vezes, tempo disponível para elaborar um material alternativo, adequado aos seus propósitos. O que a nova Proposta de Ensino de História sugere, para resolver esse impasse, é a racionalização da tarefa de preparação do material alternativo, através do trabalho em equipe, de modo que as tarefas sejam distribuídas entre os membros do grupo. [...]

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