Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Os parâmetros curriculares nacionais e a língua estrangeira

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
33 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Revisão bibliográfica
    1. Panorama Geral PCNs Língua Estrangeira
    2. Transposição Didática
    3. Trabalhando com Textos
    4. Gêneros Textuais
  3. Análise de dados
    1. 1º Aula - Capa da revista NEWSWEEK
    2. 2º Aula - Capa da revista SPEAK UP
    3. 3º Aula - Fábula ?The Cicada and teh Ant?
  4. Considerações finais
  5. Referência bibliográficas

O trabalho mais constante e informativo, porém, foi o estudo, mesmo que não tão aprofundado, dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNs), documento elaborado pelo MEC com a finalidade de divulgar às instituições de ensino e professores suas propostas de acordo com as exigências do Estado e, é claro, com as reais necessidades dos estudantes.
É interessante ainda dizer que o contato com as propostas dos PCNs foi muito proveitosa, pois teve ligação direta com as experiências práticas feitas no estágio gerou as reflexões e questionamentos que guiam este estudo.
Ainda no que se refere à disciplina teórica, fez-se estudos acerca de como se trabalhar cada uma das habilidades (leitura, escrita, compreensão oral e produção oral), com mais ênfase na habilidade de leitura, uma vez que segundo os PCNs, deve ser a privilegiada devido à realidade social dos educandos. Depois, elaboramos planos de unidades de acordo com o que foi estudado e discutido.
Agora, no que se refere à disciplina prática, as atividades feitas foram as seguintes: observação de 6 aulas ministradas pelo professor da turma (no caso, a 5º série A do Colégio Mariah), encontros semanais para discussão e troca de experiências e regência, na turma observada, de 28 horas-aula.

[...] Conhecimento de mundo: diz respeito ao conhecimento que o indivíduo tem das coisas e situações, já seja por vivenciá-las ou por ouvir falar delas; por exemplo, os alunos podem ter conhecimento do que seja um cinema, um supermercado, um posto de gasolina, uma rodoviária, etc; e de como se atua em cada um desses lugares; porém, há de considerar-se que tal conhecimento não é igual de pessoa para pessoa, ao contrário, é variável de acordo com as experiências e vivências de cada um, ainda que em determinados casos, como, membros de uma mesma família, ou indivíduos com a mesma profissão, possam dar a idéia de possuir mais conhecimento de mundo em comum, pois tiveram experiências em comum, as quais vêm reforçar essa idéia. [...]


[...] Então, pode-se relacionar a parte gramatical, as funções e os léxicos, ou seja, o conhecimento sistêmico, com os temas transversais. No caso destes professores, englobaram tudo com diversos problemas que afligem a sociedade como: prostituição, drogas, violência e educação. Ao ver dos mesmos, este texto foi uma das melhores escolhas que fizeram, tendo em vista a profundidade dos temas, quantidade de cognatos presentes e principalmente pelo fato de se tratar de algo que está próximo aos alunos, que fala de aspectos sociais referentes ao Brasil. [...]


[...] Explorar a ilustração para perceberem os personagens e relacioná-los às palavras do título ( Cicada/Ant), além de notarem o que estão fazendo. Perguntar, então, qual é a fábula que será lida e o que eles já sabem sobre essa história. Mostrar o nome do autor e falar rapidamente sobre Esopo. Continuação da aula anterior. Assunto: compreensão de texto - fábula. Procedimento: Será o descrito abaixo: Desenvolvimento das Atividades Mostrar o cartaz com a ilustração, retomando comentários da aula anterior. Perguntar aos alunos sobre prováveis palavras que estarão no texto em inglês e anotá-las no quadro ( os alunos deverão anotá-las no caderno). [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas