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Proposta pedagógica e prática: o educador na creche

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

RIBAS A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
13 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
    1. O educador e o educar
  2. Fundamentação teórica
    1. O educador a sua formação e o planejamento
    2. O educador e a brincadeira
    3. A importância do RCNEI na prática diária do professor
    4. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)
    5. Registro e documentação pedagógica permitem reflexão sobre as práticas dos docentes em C.E.I.S.
    6. Os caminhos da educação e do cuidado infantil: a importância das primeiras creches

Depois de muitas discussões e revelações sobre a educação infantil e o ambiente no qual a criança se insere pela primeira vez, na maioria dos casos, fora de seu contexto social familiar, a creche, faz-se necessário uma apresentação mais formal e real do que representa aquela pessoa que tem o papel de não só cuidar, mas também educar a criança, o professor da creche.
Assim, importante se faz o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) que, logo no primeiro volume, trata da questão da inserção da criança em um ambiente de estudo, da própria criança, do brincar e do educar. Porém, antes mesmo de se adentrar no Referencial, é importante comentar também sobre a função que educador da creche exerce na apropriação do ambiente por parte da criança. Segundo Arribas et. al. (2004), na obra Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar, o educador, assim como os pais, tem papel importante e privilegiado nos processos de desenvolvimento e de ensino-aprendizagem das crianças, pois eles são os adultos que tem mais contato de maneira geral na organização da vida dessas crianças.
Assim, de acordo com os autores: Ao educador, por delegação da sociedade, cabe planejar e organizar essas condições no âmbito escolar, de maneira que, partindo da bagagem cultural de cada criança, da sua própria e pondo a seu alcance recursos, técnicas, habilidades e instrumentos necessários, ela possa compreender, incorporar ou, inclusive, modificar a realidade natural e sociocultural. (ARRIBAS et. al., 2004, p. 112).

[...] A idéia de registrar os rascunhos ou, no caso mais específico da educação, os percursos do raciocínio da criança ou a forma como os professores transformam em prática os conceitos estudados sobre o processo de aprendizagem é que estão na origem de um tipo de investigação que tem sido novamente valorizado e adaptado aos novos tempos de diversidade tecnológica: a documentação pedagógica. O registro de atividades, seja no âmbito administrativo ou pedagógico, não é novidade na escola. Mas a sua utilização como forma de documentar os processos e práticas pedagógicas vem ganhando força e uso amplificado. [...]


[...] Entrando, enfim, na questão que se refere ao que os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998) tratam para com os professores e educadores de creches e escolinhas, bem como as propostas pedagógicas e práticas para essa educação, logo no início do Referencial, é possível verificar o que é colocado sobre as escolinhas e creches desde a sua elaboração, como apenas um local onde crianças provenientes de baixas rendas poderiam se instalar: O atendimento institucional à criança pequena, no Brasil e no mundo, apresenta ao longo de sua história concepções bastante divergentes sobre sua finalidade social. [...]


[...] O RCNEI consiste num conjunto de referências e orientações pedagógicas, não se constituindo como base obrigatória à ação docente. Ao mesmo tempo em que o MEC elaborou o RCNEI, o Conselho Nacional de Educação de.niu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil DCNEI, com caráter mandatório. De acordo com a Resolução nº 1 de 7 de abril de 1999, no seu art. 2º ?essas Diretrizes constituem-se na doutrina sobre princípios, fundamentos e procedimentos da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientarão as instituições de Educação Infantil dos sistemas brasileiros de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas?,(Acesso em 12/02/08 as 23h30: portal.mec.gov.br: Artigos sobre RCNEI). [...]

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