Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Relação entre os fundamentos da educação e a prática pedagógica

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Alziane S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. A importância da prática pedagógica na sala de aula
    1. Aula observada
  3. Andréia Sabóia Manoel
  4. Juliana de Oliveira Zanin

A prática pedagógica e os saberes docentes buscam resgatar o papel do professor, destacando a importância de se pensar a formação em uma abordagem que vai além da acadêmica, envolvendo o desenvolvimento e a prática de ser e representar bem o papel de professor dentro da escola e preparando o aluno para o futuro, além do desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional da profissão docente, que vão além da profissão envolvendo também a prática pedagógica responsável, os valores e os saberes que os professores devem sempre envolver em seu cotidiano na escola.
Assim estes saberes vão-se constituindo a partir de uma reflexão na e sobre a prática. Essa tendência reflexiva vem-se apresentando como um novo paradigma na formação de professores, sedimentando uma política de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e das instituições escolares e a sua forma de lecionar com todos os avanços e conhecimentos que o professor adquire com o passar dos tempos evoluindo assim a pedagogia do professor e a sua vida escola e as abordagens que reconhecem o professor como sujeito de um saber e de um fazer.
Este trabalho envolveu a Escola Municipal Maria Mitiko Tsuboi da cidade de Assai em uma observação de uma aula ministrada em uma sala da 3ª série matutina envolvendo vinte e oito (28) alunos entre meninos e meninas.

[...] Percebeu-se que a sala encontrava-se bem distribuída, com os objetos costumeiros e comuns a uma sala de aula, com alguns cartazes recentes confeccionados pelos alunos em uma pesquisa referente à fome no Brasil e uma pequena redação feita pelos componentes da equipe que confeccionaram o cartaz. Os conteúdos apresentaram-se de forma constante, as aulas apresentaram um forte ritmo de perguntas e respostas não somente através das perguntas da professora, mas também pelos questionamentos elaborados pelas crianças. O preterimento de alguns conteúdos, em favor do ensinamento prioritário de outros ficou, também, visível, no discurso das professoras e na prática observada nas aulas. [...]


[...] A avaliação nesta escola por nós escolhida se resume também á provas, testes, trabalhos, provas orais e o interesse pelo aluno e seu desenvolvimento no decorrer do ano nas matérias bem como o seu comportamento em sala de aula, fora dela, com os colegas e a maneira como respeita e valoriza o seu professor, estes aspectos são avaliados sem que o aluno perceba e discutidos logo mensalmente na reunião de pais com o intuito de conscientizar os mesmo e tentar amenizar o problema até que ele possa ser resolvido, um fator importante tanto para a escola, como para a sociedade e para que o crescimento do aluno tem sua base na sustentação dos princípios básicos que aprender e estar sempre preparado para um ano letivo seguinte. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Exercícios físicos para adolescentes

 Sociedade   |  Educação física   |  Estudo   |  13/12/2006   |  BR   |   .doc   |   12 páginas

Didática versus fundamentos da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  01/03/2007   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas