Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A autonomia da escola pública no Brasil

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FACECA/FADIVA

Informações do trabalho

José Antônio P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
21 páginas
Nível
Para todos
Consultado
532 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. A autonomia da escola no Brasil
    1. Os processos de descentralização e desconcentração
    2. Gestão democrática e qualidade de ensino
    3. Conselho escolar, é preciso conehcer a legislação
  3. O processo de mobilização e acompanhamento social
    1. O papel dos reeditores sociais dentro do espaço educativo
    2. Dificuldades dos reeditores para efetuar o controle social
  4. Conclusão
  5. Referências bibliográficas

Desde a década de 20, o professor Lourenço Filho, um dos precursores do conceito de diversidade na escola, dissecava o problema da educação no Brasil. Ele o descrevia como advindo da própria organização social. Para ele, à sociedade e ao estado faltava emancipação técnica e uma reordenação que obedecesse aos princípios racionais e técnicos, assim como a eliminação do analfabetismo e a democratização do ensino, eram a premissa básica para desenvolver a capacidade produtiva do aluno e integrá-lo à sociedade, além de expirar as ingerências políticas na educação. Em 1926 ele declarou: "a escola não se anima ainda ao calor de um ideal superior de vida em comunidade, nem se agita à luz de um seguro critério democrático" (apud GADOTTI, 2000, p.67).
Isto posto, percebe-se que a história, a educação e a sociedade são intrinsecamente ligadas. A educação tem como primazia a sua função social, pois deve integrar se a comunidade, a participação de cada integrante que nela convive e visa a melhoria da qualidade de vida de seus participantes.

[...] A atitude interdisciplinar é a busca de uma visão de totalidade que orientará com mais sucesso o projeto político pedagógico da escola que retrata toda sua organização. A educação não pode ficar deslocada, desfigurada desta dita ?Sociedade do Conhecimento?. Faz-se necessário que sejam estabelecidas parcerias neste processo de construção e reconstrução do conhecimento interagindo, a cada nova descoberta e levando as novas informações às camadas da sociedade mais desprivilegiadas. O melhor caminho para se chegar a esta meta é através das escolas, do ensino. [...]


[...] A autonomia escolar, conforme instituída pela nova LDB, refere-se à construção da identidade institucional, constituída pela formação de capacidade organizacional da escola para elaborar o seu projeto educacional, ser capaz de gerenciar diretamente os recursos destinados ao desenvolvimento e manutenção do ensino, bem como a execução dos mesmos, mediante adoção da gestão compartilhada. O que vem ocorrendo na prática educacional brasileira, e que expressa melhor esta compreensão, é o deslocamento do processo decisório, do centro do sistema para os níveis executivos mais próximos aos usuários do sistema, ou seja, a descentralização do governo federal para as instâncias subnacionais, em que a União deixa de executar diretamente programas educacionais e estabelece e reforça suas relações com os estados e os municípios, chegando até o âmbito da unidade escolar. [...]


[...] Coerentemente, ele deve, fundamentado nos princípios assegurados pela Constituição Federal, garantir os investimentos educacionais, promover projetos de erradicação do analfabetismo no Brasil, integrando e socializando o povo brasileiro em prol de unificar a nossa cultura, exterminando os preconceitos e racismos existentes em nosso país A AUTONOMIA DA ESCOLA NO BRASIL Com o intuito de eliminar qualquer tipo de exclusão no sistema escolar, foram implementados, no Brasil, diversos projetos com a função única e exclusiva de orientar e garantir que os investimentos em educação sejam bem empregados. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas