Ou baixar através de : Permuta

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Data de Publicação
20/08/2008
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
11 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

A cartografia e a geografia no ensino fundamental

  1. Introdução
  2. A cartografia e a geografia
  3. A cartografia no contexto escolar

O artigo aborda a importância da cartografia e da alfabetização cartográfica para a interpretação de cartas e mapas nas aulas de geografia. incluindo um breve estudo teórico a respeito do mapa mental e o processo ensino-aprendizagem da Geografia, no Ensino Fundamental, propondo um trabalho pedagógico voltado para um ensino de alfabetização cartográfica mais eficiente.
Desde os primeiros meses de vida do ser humano que as impressões e percepções referentes ao domínio espacial são delineadas, as quais se desenvolvem através de sua interação com o meio e o desenvolvimento da concepção da noção de espaço inicia-se antes do período de escolarização da criança, antes de seu ingresso no Ensino Fundamental.
Neste artigo, falaremos um pouco sobre a trajetória da geografia e da ciência cartográfica no decorrer dos tempos. Depois abordaremos mais especificamente sobre a forma como são construídos os conceitos que irão permitir às crianças compreenderem a sua realidade para poder transformá-la, apontando o que julgamos que ainda precisa ser repensado nessa tarefa de alfabetizar cartograficamente..

Cartografia é a arte e ciência de graficamente representar uma área geográfica em uma superfície plana como em um mapa ou gráfico. As representações de área podem incluir super imposições de diversas informações sobre a mesma área através de símbolos e cores.
A arte de traçar mapas começou com os gregos que, no século VI a.C., em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O mais antigo mapa já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila, e representa um Estado.
Em um sentido amplo, podemos considerar que a Cartografia corresponde à linguagem criada para registros sobre os lugares. Apesar de não corresponder exatamente ao que muitos cartógrafos consideram, pois essa definição parece-nos muito apropriada para pensar a cartografia escolar.

[...] No volume dos PCN de Geografia para o 3o e 4o ciclos (5a à 8a série) foi destinado o eixo A Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo, para a abordagem da linguagem cartográfica (ALMEIDA, Programa Salto para o Futuro/TV Escola, junho 2005). A idéia de que a “linguagem cartográfica” a ser ensinada corresponde a simplificações da Cartografia leva-nos a isolar partes ou elementos a serem ensinados um a um (localização, escala, projeção e legenda), fazendo do mapa um objeto de ensino, em lugar de linguagem. [...]


[...] Esses três níveis de atividade da Cartografia podem começar a ser trabalhados com o aluno desde a 4ª e 5ª séries/5º e 6º Ano do Ensino Fundamental. Evidentemente de acordo com os elementos cartográficos que o aluno vai adquirindo, até as séries mais avançadas, ele irá sendo conduzido para relações mais complexas com maior número de variáveis. Usa-se o atlas apenas para indicar a ocorrência de um fenômeno do tipo: Onde fica tal país? Onde fica tal rio? Onde fica tal montanha? [...]


[...] É necessário que o cidadão observe, analise e represente o espaço geográfico, de maneira que ele seja também agente construtor deste espaço. A Cartografia contemporânea, apoiada no crescente avanço tecnológico, tem produzido mapas cada vez mais precisos e sua localização não é ( . ) determinada apenas pela técnica, pois os mapas expressam idéias sobre o mundo criado por diversas culturas em épocas diferentes. A produção cartográfica sempre esteve ligada a interesses políticos e militares, influências religiosas e mesmo a questões práticas, como por exemplo a navegação. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

Reflexões sobre a cartografia nos livros didáticos de geografia

 História/geografia e idiomas   |  Geografia   |  Dissertação   |  11/03/2008   |  BR   |   .doc   |   9 páginas

A importância da aprendizagem da geocartografia no ensino fundamental

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo dirigido   |  11/03/2008   |  BR   |   .doc   |   13 páginas

Mais Vendidos educação

A importância da sala de recursos para a educação inclusiva

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  17/07/2007   |  BR   |   .doc   |   39 páginas

A música na educação infantil: saberes e práticas

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  16/01/2007   |  BR   |   .doc   |   10 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.