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A criança e seu desenvolvimento

Informações sobre o autor

professor P1 e P2
Nível
Especializado
Estudo seguido
letras

Informações do trabalho

De Oliveira J.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
11 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Linguagem, consciência e ideologia
  3. Narrativas orais e experiência
  4. Faz-de-conta
  5. Conclusão
  6. Bibliografia

A criança de zero a seis anos tem recebido crescente atenção por parte dos pesquisadores em ciências humanas. Particularmente, novas necessidades sociais referentes á educação da criança em contextos sociais diversos ? não só a família, mas também a creche e a pré-escola têm suscitado investigações que aprofundam o que sabemos sobre seu modo de ser e de se desenvolver.
Sua vibrante capacidade de interagir com parceiros diversos em diferentes situações, no almoço, nas brincadeiras, nas atividades voltadas para a apropriação da língua escrita, revela um mundo que os educadores têm menosprezado muitas vezes, ocupados que estão em garantir uma perspectiva de tratamento às crianças em geral, que não as considera como sujeito de seu próprio desenvolvimento. Este ocorre dentro de práticas sociais variadas com interlocutores que atuam como recursos para que a criança se aproprie de formas culturais historicamente construídas de reagir afetivamente a algo, de manipular objetos, de raciocinar etc.
Muitos educadores vêem a infância apenas como período de carências, dado que as maneiras próprias das crianças agirem e interagirem não são levadas a sério. Submetidas desde cedo ás imposições dos adultos, ou paparicadas e deixadas à deriva em seu desenvolvimento, deixam as crianças pequenas de contar com um ambiente organizado e estruturador daquele desenvolvimento. Submetidos que estão a outros contextos autoritários, também não são considerados sujeitos em desenvolvimento.

[...] Narrativas orais e experiência A aproximação entre a experiência vivida pelas crianças e as formas narrativas que seu relato ganha em suas falas pareceu aproximar-nos de uma das problemáticas a que Walter Benjamim se dedicou: a morte do ?narrador? no mundo capitalista moderno e a necessidade sua reconstrução para garantir ima memória, uma palavra comum, isto é, o não esfacelamento do social?. Segundo Oliveira (1995, p. a atrofia da experiência, provocada pelas novas formas de sociabilidade criada na modernidade, é um dos temas caros a Walter Benjamin. [...]


[...] Não existe nada morto de uma maneira absoluta: cada sentido terá a sua festa de ressurreição. Problema do grande tempo. Bakhtin propõe, assim, uma mobilidade infinita para as mudanças de significação, situando a permanente fluidez da palavra no amplo conjunto das transformações da cultura e da história. O ponto central do método materialista histórico e materialista dialético é que todos os fenômenos devem ser estudados como processos em movimento e mudança. A tarefa do pesquisador é reconstituir a origem e curso do desenvolvimento do comportamento e da consciência. [...]


[...] o distanciamento e alienação da experiência entre os vários grupos humanos, transformadas em abismos nos tempos modernos, têm colocado em risco a possibilidade de comunicação, substituída pela imposição de um discurso único, tomado como legítimo, o do professor, o da escola, que inviabiliza o trabalho da leitura e da escrita em seu sentido pleno, como trabalho de construção de sentido, de interpretação, enfim de comunicação entra os vários universos que intermedeia essa relação. Faz-de-conta Segundo Oliveira (1995, p. até algum tempo atrás, uma criança brincando era vista como se estivesse em um mundo só seu, um mundo de fantasia, à parte do nosso mundo da realidade . [...]

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