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A criatividade e o processo de ensino e aprendizagem

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
FPM...

Informações do trabalho

Marcos P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
22 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Tecendo conceitos sobre a criatividade
  3. Inteligência e criatividade: algumas interseções
  4. A criatividade e o processo de ensino-aprendizagem
  5. Conclusão
  6. Referências

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a criatividade dos educandos como recurso potencial para a aprendizagem no contexto da sala de aula. A finalidade deste trabalho é propor estratégias pedagógicas de estímulo à criatividade dos educandos no primeiro ciclo (1ª e 2ª séries) do Ensino Fundamental. Para tanto, se faz necessário compreender o verdadeiro papel da profissão docente, a fim de lançar mão de métodos e recursos diversificados e enriquecedores para a prática pedagógica criativa. Neste sentido, a criatividade pode ser entendida como método ou recurso de aprendizagem.

Do contrário, estaremos validando uma prática arbitrária e descontextualizada às necessidades dos educandos. Pois, muitas vezes nos perdemos em nossa ignorância e fortalecemos o que Paulo Freire (1983) chamaria de pedagogia dos dominantes onde a educação existe como prática da dominação.

[...] Para tanto, importa que empreendamos na busca de meios e recursos especializados e teoricamente fundamentados, que respondam aos principais problemas da educação nacional, adequando as políticas públicas, às necessidades regionais, considerando as propostas de educação para a vida e valorizando toda a riqueza humana, em suas diversas instâncias, imprimindo maior significado à vida, de modo a tornar o ensino mais humano e mais ético. Sendo assim notório validar o papel da criatividade para esse desenvolvimento, haja vista que a criatividade esta diretamente ligada ao desenvolvimento humano para uma vida justa, que deverá estar alicerçada no bom senso, na boa intenção e na razão. [...]


[...] Para Isaksen (1990), a criatividade é um recurso humano e natural, que leva a prática educacional a lidar com o conceito em três formas básicas: incluir criatividade no currículo existente, no ensino de pensamento criativo, e nos perfis de solução de problemas, e ainda usar criatividade no processo de planejamento da aprendizagem. O primeiro método inclui aplicar nos programas institucionais, o que se conheça sobre a criatividade. Por exemplo, a inclusão no programa, de questões e sugestões de atividades que são favoráveis à leitura; a segunda abordagem inclui unidades separadas de instrução, cursos ou programas projetados para fazer emergir a criatividade (MARTÍNEZ,1997). [...]


[...] A teoria das Inteligências Múltiplas é um fator importante neste processo, principalmente em relação aos procedimentos que se deve adotar no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, é uma visão ao mesmo tempo nova e necessária, que deve ser seguida sem os rigores que travam qualquer processo de aprendizagem e de criatividade do indivíduo, mas que permitam uma nova concepção de avaliação da real aprendizagem. O nosso papel como educadores é a formação de cidadãos conscientes e críticos, uma vez que o ensino produtivo diferencia-se na sua concepção essencialmente por possibilitar o desenvolvimento da personalidade para fomentar a criatividade dos estudantes, e ser capaz de transformar a realidade em seu contexto de atuação, levando-os à avaliação e auto- avaliação com o objetivo de reflexão constantemente sobre o seu nível de desenvolvimento. [...]

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