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Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Data de Publicação
20/02/2008
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
45 páginas
Nível
Especializado
Consultado
10 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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A educação especial no contexto da educação inclusiva

O presente trabalho tem como relevância desenvolver uma pesquisa bibliográfica o contexto de Educação para Todos, ou seja, Educação Inclusiva nas Escolas do Ensino Fundamental.
Pretende-se fazer um levantamento, revendo a concepção da teoria e da prática de sua proposta pedagógica, ou seja, a “Escola que temos e a Escola que Queremos”, refletindo os fatores que causam grandes preocupações a nível mundial sobre a repetência e o fracasso escolar, levando à exclusão social, uma vez que a Escola enfoca que as causas estão sempre no aluno problema (quem aprende), sem considerar os demais envolvidos no processo ensino-aprendizagem .
Propõe-se que a Escola seja capaz de implementar a sua Proposta Pedagógica, fundamentada nos Princípios de Educação Para Todos, garantindo aos alunos a democratização de oportunidades de acesso, permanência com sucesso para todos os alunos atendendo os pilares da UNESCO, que ampara os problemas educacionais mundiais: Aprender a aprender e aprender a fazer, aprender a viver e conviver e aprender a ser.
Além das práticas atuais, devem rever a proposta curricular adaptando as necessidades educativas especiais referentes à metodologia, técnicas, recursos materiais, equipamentos específicos, espaços físicos, capacitação continuada dos professores da comunidade escolar, estabelecer parcerias com as secretarias afins (saúde, assistência social, conselho tutelar, promotoria, clubes de serviço, secretaria do trabalho e outros).
Esse trabalho visa propor a implementação, acompanhamento, assessoramento em duas escolas, uma da rede municipal e uma da rede estadual, que dispuserem implantar a educação inclusiva consciente da necessidade de transformação urgente, buscando oferecer um ensino de qualidade, preocupado

[...] Conclusão Considerando-se a importância do desenvolvimento desta pesquisa sobre a Educação Especial no Contexto da Educação Inclusiva, constatou-se através de leituras embasadas na teoria e na prática sobre escolas pró-ativas com objetivo de conhecer e analisar a gestão escolar e a proposta pedagógica e curricular, sua implementação , percebeu-se que o Projeto Educação Inclusiva (anexo nº 04 está enfrentando um grande desafio muito questionado por todos os profissionais envolvidos e comprometidos neste processo. Preocupados em repensar sobre o acesso, ingresso, permanência e sucesso de todos os alunos com necessidades educacionais especiais, notou- se que as escolas já estão se conscientizando, mudando as suas práticas, otimizando os programas da rede de apoio e ajuda, adaptando os currículos de acordo com as necessidades básicas dos alunos, o processo ensino- aprendizagem e a adequação do espaço físico que está em fase de tramitação e liberação dos recursos necessários. [...]


[...] A inclusão da diferença no espaço atitudinal requer toda uma análise crítica ao nosso contexto econômico e político, bem como a reconstrução do conhecimento social. Trata-se de um grande desafio que não pode ser omitido ou banalizado pelos movimentos em prol de uma escola inclusiva, inserida numa sociedade que deve ser, igualmente, inclusiva. Se estamos convencidos que a heterogeneidade e a diversidade são fontes inesgotáveis de enriquecimento das entre as pessoas, temos que examinar o que nos levou a tais conclusões, para contrastá-las com as vivências da maioria de nossos educadores e dos pais de portadores de deficiência, objetivando auxiliá-los nas suas releituras de mundo. [...]


[...] Implantação da Proposta Pedagógica nos Paradigmas da Educação Inclusiva Pensar uma sociedade para todos, na qual se respeite a diversidade da raça humana, atendendo às necessidades das maiorias e minorias, é concretizar a realização da sociedade inclusiva, no qual caberá à educação, a mediação deste processo. A prática da inclusão pressupõe um novo modo de interação social, no qual há uma revolução de valores e virtudes, que exige mudanças na estrutura da sociedade e da própria educação escolar. A educação escolar desempenha um papel relevante neste processo, ao quebrar barreiras e estigmas consolidados em relação a grupo marginalizados socialmente, ao promover, sempre que possível, a aprendizagem conjunta de todas as crianças, independente de suas dificuldades e diferenças. [...]

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