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A Escola e o Comportamento das Crianças

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
UPF

Informações do trabalho

LISIANE D.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
48 páginas
Nível
Para todos
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A História da Criança
    1. História da Criança no Mundo
    2. História da Criança no Brasil
    3. História de Paranatinga
  2. A Socidade e a Escola
    1. Educação
    2. Família
    3. Poder
    4. Violência
    5. Disciplina - Indisciplina
    6. Participação
    7. Cidadania
  3. O Papel do Professor na Questão Disciplinar
    1. (In) Disciplina: Enfrentando o Desafio
    2. Indisciplina na Escola: É Preciso Humanizar as Relações
    3. Perspectivas de Ação

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada sobre a História da Criança no Brasil e no Mundo e a intervenção dos profissionais da educação, face aos desafios presentes no campo sócio-educacional, sobretudo para compreender a relação intra-familiar e o comportamento das crianças no âmbito escolar.
Durante a pesquisa bibliográfica visamos identificar as causas da indisciplina e os fatores que contribuem para a desarmonia na escola.
Este trabalho está estruturado em três partes. A primeira parte faz um resgate sobre a trajetória histórica da criança no mundo, no Brasil e em Paranatinga, evidenciando claramente que essa criança, durante muito tempo, não foi considerada como um ser humano, portador de identidade própria e direitos. Só após o século XIX começam as preocupações voltadas à criança e ao adolescente, que dão o primeiro passo para a promulgação de leis de amparo integral a essas crianças e adolescentes.

[...] A escola era municipal e o pagamento e a manutenção era feito pelo prefeito de Chapada dos Guimarães, o Sr. Apolônio Bouret de Melo. Embora o trabalho fosse realizado de forma precária as professoras esforçavam-se dando tudo de si, pois os materiais didáticos eram escassos. A escola era feita de pau-a-pique coberta de zinco com três salas de aula que dividiam um único quadro negro que era revezado pelas professoras. O método utilizado era o tradicional, mas já se fazia o uso de material concreto, pois naquela tudo era difícil de se conseguir devido a distância e deficientes meios de transporte. [...]


[...] A troca de pontos de vista, os exames das situações, a negociação, o colocarem-se no lugar do outro, gera respeito aos sentimentos e ideais do outro, atitude fundamental para qualquer processo de participação. A questão é como se toma parte e não quanto. A relação entre participantes de um grupo será sempre de entendimento e nunca de convencimento. Um processo participativo não permitirá jamais uma relação de dominação onde um queira convencer o outro de que isto ou aquilo é o melhor. [...]


[...] Os educadores precisam estar preparados para provocar o debate, propor leituras, exercitar a dúvida, promover a integração família/escola, fazer da escola um espaço rico onde as revoluções se instalem e proporcionem mudanças reais de comportamento e atitudes. É preciso trabalhar com a linguagem, com símbolos, estabelecer a prática do diálogo, acima de tudo, pois o principal papel do professor é educar através do ensino. A escola pode proporcionar momentos de descontração, com atividades programadas, como por exemplo, recreio orientado, gincanas, concursos de talentos, concursos de dança, desenvolvimento de atividades esportivas, envolvendo os professores e os alunos. [...]

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