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A ética na educação e sua importância para a formação dos alunos

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
27 páginas
Nível
Especializado
Consultado
6 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
    1. A riqueza da diversidade
    2. Caminhos para a cidadania
    3. Cidadania na escola
    4. Ética e moral: o significado dos conceitos
    5. A presença da moralidade na cultura
    6. A dimensão pessoal da moralidade
    7. A ética reflexão crítica
    8. Ética e cidadania: os princípios fundamentais da vida democrática
  3. Análise dos resultados
    1. Com os professores
    2. Questionário aos alunos

Atualmente, muito se tem questionado a respeito dos currículos, principalmente pelo fato destes se voltarem para a técnica, quase que ignorando a inserção social e ética na educação. A fim de superar este tipo de problemática vêm sendo estimuladas através de estudos, encontros, palestras e outros meios, a inserção de temas que incluam a ética numa visão menos dogmática.
Os primeiros cursos que incluem ética no Brasil já evidenciavam um pensamento político centralizado, com uma formação jusnaturalista e dependente de instituições como a Igreja. Hoje em dia, os cursos tem a necessidade de, simultaneamente, oferecer uma formação humanista, preparar o profissional técnico e formar assessores para os movimentos sociais, porém a ética é ensinada, mas pode não ser inserida, ou seja, o profissional pode simplesmente deixá-la de lado, trocar os valores.
É a ética que irá predominar nos próximos anos, pois a cada época uma tendência se afirma, como por exemplo, primeiro veio a tecnologia, depois a qualidade total e atualmente existe uma preocupação com a humanização dos profissionais que procuram inseri-la na educação. Há uma necessidade de transformar os profissionais em seres mais comunicativos, humanizadores, integradores e neste sentido, a ética é fundamental, pois através dela é que cada um respeita os seus limites e escolhe de forma decente de utilizá-la como um instrumento de trabalho.
Devido a esta importância é que pretende-se desenvolver este estudo, através de pesquisa bibliográfica e de campo, para que se possa conhecer primeiramente o que é, como se aplica a ética na educação, qual a sua importância e qual o pensamento dos professores e alunos a respeito e como as universidades preparam seus profissionais em relação à ética.
Para tanto, pretende-se analisar as ementas de alguns cursos de instituições universitárias da região.

[...] ?Ética é tudo aquilo que é feito com perfeição.?(aluna Vera lUcia da Silva) Nota-se que em relação á ética, a grande maioria dos alunos não soube responder ou responderam errado, o que denota que é preciso trabalhar mais com os conceitos e concepções sobre a ética, para que os mesmos possam registrá-la. mentalmente e assim atuar no agir ético. Porém, mesmo não sabendo responder pode-se dizer que a resposta foi dada em outra pergunta que eles sabiam, mas não sabiam disso. [...]


[...] É importante ressaltar que, ao se estabelecer a distinção, procura-se apontar de modo preciso a estreita articulação que mantêm e que diz respeito exatamente ao terreno dos valores, presentes na prática e na reflexão teórica de homens e mulheres nas sociedades A presença da moralidade na cultura Definindo-se como o conjunto de crenças, princípios, regras que norteiam o comportamento humano, a moral é o campo em que dominam os valores relacionados ao bem e ou mal, como aquilo que deve ser buscado ou de que se deve afastar. [...]


[...] Sua segurança não depende da força de suas raízes mas das estacas que lhes colocam o jardineiro Cidadania na Escola A forma operacional de trabalho do supervisor para esta escola, é que os mesmos deixem de lado aquela supervisão antiga, punitiva e de cobrança e assuma uma postura de participação e crescimento, onde atuem com os professores, pais e alunos, buscando desenvolver reuniões, palestras, encontros, cursos, de campo?, mostras, enfim todas as atividades dinâmicas e possíveis que possam envolver alunos, pais, professores e segmentos da sociedade. [...]

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