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A Extensão Universitária na contemporaneidade

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação
Faculdade
UERJ

Informações do trabalho

LUCIANA S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
avançado
Consultado
68 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Universidade: articulação entre ensino, pesquisa e extensão
  3. A extensão

O presente trabalho irá analisar o papel da extensão universitária no contexto atual, enfocando a visão de vários autores acerca deste tema pouco discutido, mas importantíssimo no que se refere ao ensino e à formação profissional e intelectual.
Ressaltando que a função primária da universidade é o ensino, Ortega y Gasset (1999) enfatiza suas outras funções, como a de fazer do ?homem médio? ?um homem culto. De acordo com o autor Anísio Teixeira (1998), a função primordial da Universidade é o ensino, a formação profissional e intelectual, além da pesquisa científica.

[...] É importante destacar a proximidade da universidade pública com as empresas privadas, porque isso colocaria em xeque os objetivos da extensão Universitária, segundo o Fórum de Pró-Reitores e o Plano Nacional de Extensão, que busca atingir, principalmente, os grupos menos favorecidos, e principalmente, na formulação de políticas públicas. Segundo Santos (2004) a extensão universitária deve ser um órgão essencial para o funcionamento do corpo da Universidade, assim como o ensino e a pesquisa. Este tripé deve ser tratado com partes iguais e articuladas. [...]


[...] Capítulo II - A Extensão O Brasil, na década de 1980, conquistou abertura política, estando rumo à redemocratização. O primeiro Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras ocorreu no ano de 1987, em Brasília, resultante de um movimento das Universidades Públicas em todo território nacional. Conforme Nogueira (2000), as modificações nas relações de poder nas Instituições de Ensino Superiores - IES foram decorrentes das eleições diretas para reitor. A academia, desse modo, volta seu olhar para o tripé ensino, pesquisa e extensão que passa a ser defendido no âmbito acadêmico. [...]


[...] Belo Horizonte: PROEX/UFMG II encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. In: NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (org.) Estratégia de articulação com ensino e a pesquisa. Belo Horizonte: PROEX/UFMG HUMBOLDT, von Wilhelm. Sobre a Organização Interna e Externa das Instituições Científicas Superiores em Berlim. Um Mundo sem Universidade? KRETSCHMER, J. e ROCHA, João Cezar de C. (Org. e Trad.). Rio de Janeiro: EdUERJ MARANHÃO, Éfrem A. Qualidade A Grande Tendência da Educação Superior Brasileira. In: Lázaro, André (Org.). Visão e Ação: A universidade no [...]

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