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A Importância da Motivação no Processo de Ensino-Aprendizagem na Escola

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
UNINOVE

Informações do trabalho

Sheyla M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
11 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Motivação: Origem e Conceituação
  2. Motivação do Aluno no Processo Ensino-Aprendizagem
  3. O Educador Como Agente Motivador

Estudos evidenciam que crianças e professores vêm às escolas cada vez mais desmotivados; gerando fracasso escolar e evasão.
Neste sentido, o presente artigo objetiva analisar a motivação no processo de ensino-aprendizagem, mostrando como ela pode interferir no desempenho e rendimento dos alunos.
Conclui-se que, a motivação é a base para a aprendizagem. Sem motivação não existe aprendizagem.
A motivação deve ser explorada pelos educadores, que precisam fazer uso de técnicas de incentivo que estimulem a motivação, tornando a aula mais efetiva para si mesmo e significativa para o educando.

[...] Em contrapartida, o educando não consegue aprender porque, além de existir um efetivo descompasso entre os conteúdos escolares e as suas estruturas cognitivas, existe ainda a questão da imposição desses conteúdos, isto é, a escola pensa pelo aluno e lhe antecipa tudo, arrancando-lhe a oportunidade de planejar a busca de seus próprios conhecimentos, e também o prazer de aprender, visto que, sabe-se que, em diversas situações, o conteúdo apresentado pelo educador pode não vir ao encontro dos interesses dos educandos (BZUNEK, 2011). Freitas (2011) afirma que, na realidade, a escola não fornece tempo nem condições ao educando para que ele atue sobre o meio que o rodeia dessa forma inferir suas próprias conclusões, já que é a partir da interação que ele vai poder desenvolver ferramentas de raciocínio e ter condições de assimilar e acomodar novos conhecimentos. De acordo com Madeiro (2011), a maior gravidade de tudo isso é que esses educandos já começam a terem problemas desde as séries iniciais. [...]


[...] Motivação do Aluno no Processo Ensino-Aprendizagem De acordo com Moraes e Varela (2011), a motivação humana pode ser percebida desde a mais tenra idade, de diferentes maneiras. Por exemplo, o bebê que procura satisfazer sua fome, adicionada ao aconchego de um colo quente e acolhedor, demonstra, ao sugar o peito ou uma mamadeira, possuir motivação de sobra, por meio de seu instinto e da própria fisiologia que lhe exige a nutrição e os afetos, exprimidos pelo choro, muitas vezes, intenso, e os movimentos mais bruscos de braços e pernas. [...]


[...] Nos pessoais, os objetivos são essenciais; já no que se refere aos contextuais, o início da aula, o modo de organizar as atividades, a interação do educador com seus educandos e a avaliação da aprendizagem são determinantes. Tais momentos dependem da iniciativa do professor (RAASCH, 2011). O professor não vem sendo capacitado de forma adequada para atuar em sala de aula, até mesmo por uma questão histórica, já que o conteudismo preponderou. Ensinou-se, muito mal, o que ensinar, mas não de que modo fazê-lo. [...]

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