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A inclusão digital

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação
Faculdade
Uniasselvi

Informações do trabalho

Tatiane A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
5 páginas
Nível
avançado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
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  1. A inclusão digital

A inclusão digital refere-se às características e maneiras de incluir o computador no dia-a-dia do aluno, transformando a metodologia pedagógica em algo mais atrativo e conquistador da atenção desse aluno. Estabelece a idéia de que o aluno também poderá ensinar a máquina ao mesmo tempo em que aprende com ela, através de jogos ou softwares educativos como são chamados. Esses softwares são criados com a intenção de unir o útil ao agradável, ou seja, divertir e ensinar. Também consta neste trabalho uma descrição de forma não aprofundada em relação às qualidades de um software educativo.
O computador está propiciando uma verdadeira revolução no processo pedagógico, e a principal razão é o fato de que ele possa ser um auxiliador ou mesmo um mediador no processo de ensino-aprendizagem, sendo capaz de ensinar, porém não substituir o professor. Neste trabalho, cito brevemente algumas dicas de como o computador pode ajudar o professor tanto na sala de aula, como por exemplo, em uma aula mais dinâmica, em pesquisas e trabalhos de casa; o uso dos softwares; como eles estão classificados; e por último as características dos softwares educacionais.
Nos últimos anos tem se divulgado a necessidade de se fazer a inclusão digital para as pessoas que não tem acesso as tecnologias de informação e comunicação (TIC's como são mais conhecidas).
Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, sobre o mapa da exclusão digital que foi divulgada no início de abril de 2003, mostrou que 12% dos brasileiros temos computador em casa, pouco mais de 8% tem conexão com a Internet.
É visível que a maioria da população brasileira aproximadamente 90%, encontra-se excluída do desfruto da era digital. A inclusão digital deveria ser fruto de uma política pública com destinação orçamentária a fim de que ações promovam as tão esperadas oportunidades á todos os cidadãos.
Uma parceria importante á inclusão digital é a educação, pois uma faz parte do processo da outra e agora em pleno século 21 elas andam juntas e mais do que nunca é preciso encarar essa união com um fato e não mais como uma idéia.
Embora a ação dos governantes seja muito importante ela deve ter o apoio da sociedade toda, porque há a necessidade do acesso á educação que cada vez mais fica mais modernizada.
As ações de inclusão digital devem estimular parcerias entre governos (federal, estadual, municipal), empresas privadas, ONG's (organizações não-governamentais), escolas e universidades. O Brasil tem condições de supera esse atraso, entretanto para que isso ocorra é preciso começar de algum lugar e mais do que isso não desistir com as dificuldades. Do contrário, as próximas gerações continuarão com elevado índice de excluídos da era digital.

[...] A escola que não traz a tecnologia a seus alunos também é responsável pela exclusão digital dos mesmos CONCLUSÃO De uma forma ou de outra o computador interfere em nossas vidas, concordando ou não, portanto a escola que tem um papel essencial em nossa educação deve se preparar e nos preparar para trabalharmos com essa tecnologia, que de forma alguma veio para tirar o posto do professor, mas surgiu para trazer contribuições nas nossas culturas, nossos conhecimentos, e no nosso dia-a-dia. [...]


[...] Uma parceria importante á inclusão digital é a educação, pois uma faz parte do processo da outra e agora em pleno século 21 elas andam juntas e mais do que nunca é preciso encarar essa união com um fato e não mais como uma idéia. Embora a ação dos governantes seja muito importante ela deve ter o apoio da sociedade toda, porque há a necessidade do acesso á educação que cada vez mais fica mais modernizada. As ações de inclusão digital devem estimular parcerias entre governos (federal, estadual, municipal), empresas privadas, ONG's (organizações não- governamentais), escolas e universidades. [...]

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