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A inclusão do aluno especial no ensino regular

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
administração
Faculdade
Faculdade...

Informações do trabalho

Vanessa C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
26 páginas
Nível
avançado
Consultado
9 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Escola e democracia
  2. Políticas públicas e inclusão

A Escola Inclusiva busca seu espaço na Constituição Federal, de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente, de 13 de julho de 1990, na Lei de Diretrizes e Bases, Lei n.º 9.394/96, na Declaração Mundial de Educação para Todos e Declaração de Salamanca, além de muitas outras leis, decretos e portarias, que garantam a todos direito à educação, colocando da importância das instituições adequarem seus espaços, currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica para atender às necessidades individuais dos educandos.
As transformações e exigências do mundo atual requerem mudanças da escola, para que a mesma possa oferecer aos seus educandos qualidade de ensino a que têm direito.
Assim, para que cada escola possa melhorar seu trabalho em direção a um ensino de qualidade e inclusivo, é preciso repensar e ressignificar a escola dentro do novo contexto social.
Dessa forma, a Educação Inclusiva torna-se um instrumento para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, o que faz urgente identificar as causas que estão favorecendo a exclusão de grande contingente populacional sabendo-se que o princípio da equidade reconhece a diferença e a necessidade de haver condições diferenciadas para o processo educacional, tendo em vista a garantia de uma formação de qualidade para todos.

[...] a escola deve assumir o compromisso de capacitar os indivíduos para serem autores e atores do projeto de sociedade em que vivem, trabalhando a consideração pela liberdade do outro e seus direitos individuais, lutando em defesa dos interesses sociais e dos valores culturais e combatendo os preconceitos, respeitando as diferenças e os diferentes portadores delas. O preconceito está mais ligado à atitude individual (ou uma disposição psíquica, interna, pessoal) em relação a grupos, pessoas ou coisas. Os preconceitos são transmitidos por alguém ou alguma instituição, como a família ou a escola. [...]


[...] Redimensionar, em dois anos, a utilização das classes e salas de recursos especiais, de forma a favorecer a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais em classes comuns do ensino regular. V. No prazo de seis anos, adequar a estrutura física das escolas da educação básica para que possam atender aos portadores de necessidades especiais. VI. Implementar, em parceria com as áreas governamentais de saúde, assistência social, trabalho, esportes, cultura e com organizações da sociedade, a instalação de escolas especializadas em todas as regiões do Estado de Minas Gerais, para atender a pessoas com acentuadas deficiências. [...]


[...] Apesar de ter sido apresentado no início da década de 80, o programa continua inspirando a elaboração de inúmeras propostas atuais para a execução de medidas em âmbito nacional e internacional referentes à: prevenção: evitar o surgimento, a proliferação ou o agravamento de deficiências; reabilitação: entendida como um processo que visa levar o portador de deficiência ao alcance de níveis funcionais, mentais, sociais ou físicos ótimos, de maneira a poder modificar sua própria vida; equiparação de oportunidades: processo através do qual a sociedade se torna acessível a todos, com remoção de barreiras arquitetônicas, reformas legislativas, aumento de participação comunitária, no âmbito da educação e do emprego para a população de deficientes das zonas urbanas e rurais. [...]

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