Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A influência sócio-afetiva na aprendizagem

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
UNIVERSIDAD...

Informações do trabalho

PEREIRA DA SILVA F.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
Para todos
Consultado
511 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Aprendizagem
  2. Desenvolvimento cognitivo
  3. A interação social
  4. O processo de mediação

A aprendizagem está relacionada principalmente com as relações interativas de natureza cognitiva, lingüística e cultural nos primeiros anos de vida da criança. Quanto menos ela vivencia o processo de mediação ou relações com as pessoas mais próximas, maiores as chances de surgirem dificuldades no seu desenvolvimento cognitivo e conseqüentemente na sua aprendizagem escolar. Portanto, o presente trabalho tem por finalidade sistematizar algumas teorias quanto ao desenvolvimento cognitivo, a interação social e o processo de mediação. Desta forma ele foi elaborado em torno de um estudo teórico, com referenciais bibliográficos, tendo como objetivo conhecer e aprimorar o conhecimento das influencias sócio-afetiva na aprendizagem infantil.

No decorrer do processo de aprendizagem escolar há a constatação do envolvimento de vários fatores como, por exemplos, a afetividade, o relacionamento interpessoal na família e na escola, a cultura de ensinar-aprender de professores, as abordagens de ensino-aprendizagem, as crenças sobre o ensinar-aprender dos professores, familiares e alunos, entre outros, que podem auxiliar ou complicar o processo de aprendizagem.
Quando o processo de ensino-aprendizagem se mostra deficitário devido a fatores relacionados acima, podemos afirmar que a aprendizagem está sendo prejudicada por fatores sócio-afetivos. É imenso o numero de alunos que apresenta problemas de aprendizagem relacionados a estes fatores.
Faz-se necessário conceituarmos alguns termos como: aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, interação social e processo de mediação, para compreender melhor como se dá o processo de aprendizagem e como se este pode ser prejudicado por outros fatores, inclusive pela ausência de uma mediação afetiva.

[...] O convívio no meio social auxilia na aprendizagem da criança, sendo que a família e a escola contribuem para essa relação. Assim como os pais, os educadores precisam estar atentos para os desvios de atenção falta de motivação, falta de compreensão do conteúdo, problema na fala, na leitura e escrita (em tempo determinado). Esta é uma forma clara de que a criança tem algum tipo de dificuldade de aprender. Bibliografia BORGES, Tereza Maria Machado. A criança na idade pré-escolar. 3.ed. [...]


[...] Na interação entre a família e a escola, produz resultados satisfatórios na aprendizagem da criança. A participação dos pais e dos educadores é essencial para que a mesma se sinta importante e segura quanto ao ato de aprender, pois eles têm grande significado sentimental para a criança. Quando a criança não recebe estes estímulos, seu aprendizado decai durante o processo de ensino-aprendizagem, por não ser orientada em casa pode acabar causando na criança uma frustração relacionada na sua aprendizagem. O processo de mediação Mediação em termo genérico, é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa então de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento (OLIVEIRA p.26). [...]


[...] Moreira ( 1999) afirma que: Ausubel define aprendizagem mecânica (ou automática) como sendo a aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma interação com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva. Nesse caso, a nova informação é armazenada de maneira arbitraria. Não há interação ente a nova informação e aquela armazenada[ . aprendizagem de pares de silabas sem sentido é um exemplo típico de aprendizagem mecânica ( MOREIRA p.154). São muitos os alunos que estão sendo alfabetizados de forma mecânica, o que trás a eles uma desmotivação e desinteresse. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Relatório em saúde coletiva

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  22/03/2007   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas