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A informática escolar pode desempenhar papel importante no desenvolvimento de alunos de classes especiais e deficiente mental

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
43 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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  1. Introdução
  2. A educação especial
    1. Os princípios da educação especial
    2. A classe especial
    3. Características da classe especial de Def. mental
    4. Características e necessidades dos alunos que freqüentam a classe especial para Def. mentais
    5. Deficiência mental leve (educável)
    6. Deficiência mental moderada (treinável)
  3. Níveis de comportamento adaptativo
    1. Características Individuais
    2. Algmas características individuais apresentadas a nível de área motorau
    3. Necessidades Individuais
  4. Informática e a educação
    1. A informática na educação
  5. Princípio da socialização
  6. Princípio da espontaneidade
    1. Objetivos da informática na educação
    2. Utilização da informática
    3. Aprendizagem por descoberta
    4. Pacotes integrados
  7. A educação, a informática e o professor de classes especiais
    1. Algumas Atitudes Básicas para o professor de educação especial
  8. Processo de elaboração de softwares educativos
    1. Alguns softwares "educativos"
    2. A discussão das bases do processo
  9. Apresentação e discução dos resultados
    1. Método
    2. Recursos

Este estudo sobre a Informática na Educação Especial foi desenvolvido para apresentar conteúdos sobre como a Informática Escolar pode auxiliar o desenvolvimento dos alunos de Classe Especial em suas dificuldades de aprendizagem, cognitiva, afetiva e motora. Para realizar um trabalho consciente e qualitativo com os alunos de Classe Especial necessário se faz adquirir o conhecimento teórico que efetua a prática, pois estes necessitam de um atendimento mais especializado. A escolha deste tema motivou-me devido ao interesse e também a preocupação em oferecer alguns subsídios, informações para os profissionais de Informática da Educação sobre o trabalho com crianças de Educação Especial, que trata-se de deficientes em geral, onde requerer muito conhecimento e dedicação. Para tanto, observamos e questionamos escolas, onde o projeto já está acontecendo e realizamos uma análise junto aos professores e demais pessoas envolvidas com os alunos da Classe Especial, averiguando se houve ou não um retorno visível no que tange a socialização e desenvolvimento em outras áreas.

[...] Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física. São Paulo: Scipione Gil, Perez, D. Contribución de la Historia y de la Fifosofía de las Ciencias al Desarrollo de um Modelo de Enseñanza/Aprendizaje como Investigación. Enseñanza de la Ciencias.1993 GRUNKRAUT, M. Os problemas da aprendizagem e a informática. BigMax . REVISTA DE INFORMÁTICA HURTADO, J. G. G. M . O Ensino da Educação Física: Uma abordagem didática. Curitiba: EDUCA/EDITER KATRYN, Bernard. MARCENE, Ericson. Como Educar Crianças com Problemas de Desenvolvimento. [...]


[...] Santarosa (in Oliveira, 1997,p.126), em uma experiência na educação especial, só que desta vez com deficientes mentais, apontou os seguintes resultados com a utilização da linguagem Logo: - O uso do microcomputador com respostas Logo revela-se como alternativa eficaz no atendimento de crianças deficientes mentais educáveis; - Como alternativa de trabalho, a resposta Logo favorece o desenvolvimento de dimensões afetivas que contribuem para o sucesso do deficiente mental nas suas realizações pessoais e comportamento emocional; - As interações com microcomputador na proposta Logo favorecem o desenvolvimento da dimensão cognitiva e do desempenho escolar do deficiente mental educável. [...]


[...] DF ANEXOS 39 QUESTIONÁRIO Para a Professora Regente da C.E QUESTIONÁRIO SUGESTÕES DE JOGOS RECREATIVOS - EU LEIO E ESCREVO? - PASSA O QUEIJO? - ?PALAVRA OU SÍBALA? - ?DECODIFICAÇÃO E ESCRITA DAS PALAVRAS? - ?JOGO DAS PALAVRAS? - FAMÍLIA? - ?IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS? 42 INTRODUÇÃO Através desta pesquisa pretende-se apresentar alguns subsídios, sobre como a Informática Escolar pode desempenhar papel importante no desenvolvimento de alunos de Classes Especiais e deficiente mental em suas dificuldades de aprendizagem, considerando-se as áreas de desenvolvimento, cognitiva, afetiva e motora. [...]

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