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A LDB e Educação Infantil no Brasil

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
história
Faculdade
UNONOVE, E...

Informações do trabalho

Adriana C Simãs da C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
11 páginas
Nível
Para todos
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A LDB
  2. A Realidade Educacional Brasileira

O trabalho apresenta a história política da educação brasileira, pedagogicamente falando, é, sem dúvida, a existência de uma "proposta pedagógica" que irá ajudar no processo pedagógico das escolas e de todos os sistemas de ensino. A LDB, ao prever que as escolas vão se organizar de acordo com as suas propostas pedagógicas e as normas do respectivo sistema de ensino, faz um vínculo entre o administrativo e o pedagógico. Sabe-se que a alfabetização é à base da vida escolar de uma criança. Para tanto, existe toda uma preparação para sua chegada a essa etapa e, principalmente, uma preocupação de todos os envolvidos nessa fase, sejam, pais, familiares e comunidade escolar. A Constituição Federal prevê o direito à educação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) especifica que o federativo tem obrigação de oferecê-la, e estabelece a competência do município em relação ao oferecimento da Educação Infantil em creches e pré-escolas.

[...] Porem os conhecimentos que pode ser analisados pelas instituições onde há atendimento de Educação Infantil, é um desafio uma proposta pedagógica voltada pelo bem estar do educando, visando à qualidade de ensino voltado por uma aprendizagem focada somente na necessidade do educando como um todo. Essa qualidade que a Educação Infantil, atualmente adquiriu, com ênfase de bagagens rica e as mudanças na LDB, teve orientações de pesquisadores e das ações dos educadores que nela trabalham, o sistema tem enfrentando, várias mudanças junto dela a preocupação de atender melhor o público alvo que é a ?criança infantil?. [...]


[...] Assim é considerado que esta pesquisa trouxe informações concisas sobre a LDB, e que a mesma visa buscar melhoria ao ensino para que os alunos possam ter um atendimento diferenciado, dando oportunidades únicas, de se sair bem como cidadão, apesar de tantas transformações e mudanças que sofreram neste período e que algumas coisas ainda se encontram no papel engavetado, entretanto o sistema tem o objetivo de atender os alunos, conforme sua possibilidade do momento presente. Referência Bibliograficas Educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/lei-diretriz - 143k Pedagogia/Maria Clotilde Pires Bastos . [et al.] Campo Glaucia, Bastos Maria. Fonseca Mirella Farias Rosimeire. [...]


[...] Assim podemos observar na LDB, (2005, pag.251) no paragrafo abaixo que, Art da Lei: educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer lhes meios para progredir no trabalho e nos estudos posteriores?. (LDB p.251). A educação infantil deve ser valorizada como a principal fase de desenvolvimento do educando, pois é na educação infantil que a mesma esta formando o alicerce para o desenvolvimento para sua vida futura. [...]


[...] Mas como foi já observado no decorrer desta pesquisa que os avanços foram muitos, mas ainda não atende as necessidades que vem cada dia modificando no âmbito escolar, essas exigências são a necessidades em sanar os problemas que vem acarretando na vida familiar e social destas crianças. Segundo a ótica de XAVIER (2005) FONSECA et al CAMPOS, 2011), diz que A Lei 9394/96, traça que as Diretrizes e Bases da Educação Nacional são referidas como a mais adequada às necessidades do mundo globalizado. [...]


[...] (FERREIRA FONSECA et al CAMPOS, 89,2011). Neste sentido a educação escolar devera estar ligada ao mundo do trabalho e a prática social colocando em entendimento a função social da educação e assegurando um ensino de qualidade a todos. A educação é um direito de todo o cidadão é dever da família e do estado e tem como finalidade o pleno desenvolvimento do cidadão, seu preparo para a cidadania e a qualificação para o trabalho, nesta trajetória competitiva ,é de muita relevância neste momento. [...]

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