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A música como linguagem e o desenvolvimento infantil

Informações sobre o autor

Professora de Educação Infantil
Nível
Especializado
Estudo seguido
Pedagogia -...

Informações do trabalho

Tâmara S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
789 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. A linguagem
  3. Considerações finais
  4. Bibliografia

No inicio da vida dos bebês podemos observar o surgimento de emissões vocais feitas por eles. Esses sons possuem muitas características musicais melódicas.
Desta maneira, a música e a linguagem, segundo alguns autores freqüentemente se confundem no início da vida, mas no decorrer do processo de desenvolvimentos das crianças essas semelhanças começam a se dissociar quando as crianças aprendem a diferenciar o canto da fala. Vale ressaltar que mesmo após esta diferenciação a linguagem musical e a linguagem oral compartilham as propriedades do som, como por exemplo, o timbre, a altura, a intensidade, entre outras.
A linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas de conhecimento mais importantes a serem trabalhadas na Educação Infantil, ao lado da linguagem oral e escrita, do movimento, das artes visuais, da matemática, das ciências sociais e naturais.

[...] Vigostky em seus estudos, afirma que a apropriação da linguagem na criança se dá através do pensamento interagido com o outro, pois ao nascer ela é mergulhada em um mundo de signos e significações sociais que serão incorporadas. Desta forma, independente da linguagem ser função do pensamento ou um ato do pensamento, podemos dizer que ela é à base do desenvolvimento infantil. È a partir do processo de desenvolvimento da linguagem que as trocas de relações entre os sujeitos enriquecem as formas de expressões e socializações. [...]


[...] Portanto, ao ensinarmos música às crianças, estamos compreendendo que a música é ?linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio? (RCNEI,1998, p.45) Deste modo, compreender a música como linguagem e forma de conhecimento é afirmar a sua importância para o desenvolvimento integral da criança pois segundo Jeadont (1993, p.20) Música é linguagem. Assim, devemos seguir, em relação à música, o mesmo processo de desenvolvimento que adotamos quando à linguagem falada, ou seja, devemos expor a criança à linguagem musical e dialogar com ela sobre e por meio da música. [...]

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